Muzambinho ganha nova biblioteca com rico acervo

Publicado em 13/11/2015 - cidade - Da Redação

Muzambinho ganha nova biblioteca com rico acervo

No dia 12 de novembro, a administração de Muzambinho, através da Secretaria Municipal de Educação, promoveu a inauguração do “Espaço de Leitura Wilson Hilário Borges”. A ação também aconteceu por iniciativa de Vera Lúcia Rodrigues “in memoriam” do ilustre muzambinhense homenageado. O espaço criado no Paço Municipal conta com um acervo de 3000 livros. 

BIOGRAFIA - Wilson Hilário Borges nasceu numa família muito humilde e numerosa em Muzambinho. Seu pai era construtor e os recursos eram escassos. Em 1958, aos 17 anos de idade, a família mudou residência para São Paulo/SP. Wilson Borges voltou a estudar aos 30 anos de idade, exatamente quando a família conseguiu um acerto financeiro para viver com o mínimo de conforto. Assim, fez os cursos de sociologia e direito, chegando ao mestrado, doutorado e livre docente pela USP.

Outros lados de sua biografia: Advogado e professor da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP), Wilson Hilário Borges faleceu em 2002. Foi articulista político e editorialista do extinto Jornal da República, do jornal Movimento, revista Especial, entre outros. Na década de 80, saiu da imprensa diária para criar a Vervi Assessoria que até hoje atua no mercado de comunicação corporativa, especificamente assessoria de imprensa. Em 1988, criou em São Paulo outra empresa, a Vervi Indústria Gráfica e Editora, que possui o selo  Germinal, formando o Grupo Vervi. Após seu falecimento, a empresa passou a ser dirigida unicamente pela jornalista Vera Lúcia Rodrigues.

Wilson Borges adoeceu em 1995, falecendo em 2002 vítima de um câncer de próstata contra o qual lutou bravamente. 

SONHO E LIBERDADE - Há mais de 13 anos, Vera Lúcia se dedicava a atender ao desejo de Wilson Borges. Ou seja, promover a doação de sua biblioteca pessoal para a cidade natal. Por diversas ocasiões, a jornalista confirmou este objetivo em contato com a reportagem deste jornal. Portanto, a inauguração do espaço representa um sonho realizado. “Sinto uma sensação de liberdade jamais experimentada”, confirmou. Não conseguir efetivar a doação, a estava deixando muito incomodada. Assim, é grande sua alegria pelo fato da atual administração municipal ter acolhido a biblioteca com tanto carinho. “Recomendo a todos que levem avante os seus sonhos porque são eles que dão graça à vida”, disse.

A GRANDE PAIXÃO - Wilson Borges registrou em testamento o desejo da doação à cidade de Muzambinho. Vera Lúcia explica que isto ocorreu porque o homenageado teve uma infância muito difícil no município, pois não tinha acesso aos livros. Nascido em Muzambinho no ano de 1940, a cidade não tinha biblioteca. Como a leitura era a sua grande paixão, é possível dimensionar o seu sentimento. Quando ganhava livros, cuidava e guardava num caixote. Portanto, decidiu fazer a doação de todo acervo para a cidade natal para que outras gerações não sofressem do mesmo mal que sofreu na infância. 

RICO ACERVO - Muzambinho recebeu um biblioteca rica em livros importantes e valorosos. Conta com exemplares raríssimos nas áreas humana, história da filosofia, direito, sociologia, antropologia e outras. Além de advogado, Wilson Borges era sociólogo. Assim, a contribuição é de alguém que pensa o direito de uma forma maior e mais ampla. Não apenas focando na norma, mas focando na concepção materialista, filosófica e existencialista da história.

A ideia do homenageado é que este grande acervo contribua para as próximas gerações. “Livro é conhecimento. Trazer livros para uma cidade significa ampliar a possibilidade de crescimento da população em diversos aspectos. Ler um livro é como fazer uma viagem, entrar em outro mundo e conhecer novos personagens”, disse Vera.

GRANDE LEGADO - O professor e prefeito Ivan de Freitas confessou toda sua felicidade pela conquista. Até porque não se trata de uma questão política, sendo que a biblioteca vai permanecer por muitas gerações. Desta forma, manifestou profundo agradecimento ao homenageado Wilson Borges, através de sua esposa Vera Lúcia. Para ele, a qualidade e quantidade dos livros muito enriquece o acervo da biblioteca muzambinhense. Com isso, muitas pessoas poderão utilizar os livros para os mais diversos tipos de pesquisas. “É uma conquista de Muzambinho, mas também para mim como professor e pai”, disse. 

LIVRO NA ERA DIGITAL - O Secretário Municipal de Educação, Leandro Silva Bueno, confirmou o grande significado do momento para Muzambinho. Seguindo as palavras do prefeito Ivan, o Secretário também destacou a importância de uma biblioteca na era digital. Ou seja, com as pessoas podendo utilizar o espaço para a leitura com livros de qualidade. “Ter mais um espaço para a leitura nunca é demais”, disse. Lamentou o fato de poucas pessoas frequentarem as biblioteca, considerando a leitura essencial para a formação do ser humano.

Leandro acrescentou que a inauguração é um grande privilégio, lamentando que as gestões anteriores tenham pensado na importância de uma biblioteca. Até porque Muzambinho é uma cidade com um diferencial cultural. Por fim, valorizou enormemente a ação voluntária do muzambinhense Wilson Borges.