Publicado em 25/03/2015 - cidade - Da Redação
Na sexta-feira, 20/03, o IFSULDEMINAS Câmpus Muzambinho recebeu o 1º Encontro de Comunidade Operacional da 18ª Região da Polícia Militar de Minas Gerais (ECO 2015), composta por cidades das regiões de Poços de Caldas, Passos e Alfenas. Na reunião, que contou com a presença do comandante geral da Polícia Militar de Minas Gerais - PMMG, Coronel Bianchini, do Comandante da 18ª RPM Coronel Edilson Ivair Costa e do Diretor-Geral do IFSULDEMINAS - Câmpus Muzambinho, Prof. Luiz Carlos Machado Rodrigues e demais comandantes da região, foram apresentadas estratégias para reduzir a criminalidade.
“Esses encontros de comunidade operacional, que são realizados pela Polícia Militar em várias partes do Estado, são necessários para estabelecer determinados padrões de comportamento, de procedimento operacional e trazer novas diretrizes da Polícia Militar para atuação do policial militar em cada região”, declarou o Coronel Bianchini.
Segundo o comandante geral da PM em Minas, o encontro foi importante porque informou os militares sobre investimentos na área operacional, como na região de Poços de Caldas, onde deve ser anunciada a contratação de mais 200 policiais para proporcionar mais segurança à comunidade. O comandante disse ainda que os anúncios da renovação da frota de veículos e o aumento do número de policiais nas ruas representa apoio aos policiais. Para ele, essas notícias incentivam os policiais que atuam na região, pois eles terão mais suporte para realizar uma segurança com qualidade, o que influencia no trabalho.
Bianchini comentou também sobre a possibilidade de aumento na criminalidade devido à crise enfrentada pelo país. “Logicamente que quando você tem problemas de emprego e determinadas coisas que vêm impactar diretamente na economia do país, isso traz um reflexo para a segurança pública. São mais pessoas sem ocupação e a gente costuma dizer na Polícia Militar que ‘cabeça vazia é oficina do diabo’. Então, quando menos ocupada estiver a mente do cidadão, mais propenso a realizar condutas ilícitas”, disse.
EXPERIÊNCIA MILITAR - O novo-comandante geral da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), Coronel Marco Antônio Badaró Bianchini, de 49 anos, já trabalhou com Fernando Pimentel (PT) quando o atual governador era prefeito de Belo Horizonte. Bianchini estava exercendo a função de Assessor Institucional do comandante-geral da PMMG.
O oficial já foi Assessor Militar do prefeito de Belo Horizonte e na Assembleia Legislativa. Bianchini é natural de Ubá, completa 50 anos de idade em agosto, é casado e tem uma filha. Ingressou na PM em 1986, no Curso de Formação de Oficiais, sendo declarado Aspirante a Oficial em outubro de 1988. Sua promoção ao posto de Coronel ocorreu em 6 de janeiro de 2011. Reúne experiência de comando adquirida em várias unidades da PM. Possui os cursos oferecidos pela Corporação (Cursos de Formação de Oficiais, Aperfeiçoamento de Oficiais e Especialização em Gestão Estratégica de Segurança Pública). É Bacharel em Direito, pós-graduado em Direito Processual, mestre em Direito Empresarial e professor de Direito Penal.