Poços de Caldas supera metas do Ideb para 2011

Publicado em 06/07/2010 - cidade - Assessoria de Comunicação

A rede municipal de Ensino de Poços de Caldas superou a meta prevista pelo Ministério da Educação no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) nas duas faixas avaliadas, nos anos iniciais e finais do ensino fundamental. No 5º ano, a nota passou de 4,8 em 2007 para 5,4 em 2009 (meta para 2011). Já no 9º ano, a avaliação de 4,5 chegou a 4,9 no ano passado, superando a meta proposta pelo MEC para 2013.
O Ideb foi criado em 2005 para medir a qualidade do ensino público no país e é calculado a cada dois anos, levando em conta as notas da Prova Brasil e os índices de reprovação. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) estabeleceu metas de qualidade que devem ser atingidas pelo país, estados, municípios e escolas. O objetivo é que a média nacional chegue a 6 pontos em 2021. Em 2009, a média nacional foi de 4,6.
Em Poços de Caldas, escolas da rede municipal já atingiram, no ano passado, a meta nacional para 2021, como Mariquinhas Brochado, Colégio Municipal, Nicolina Bernardo e Sérgio de Freitas Pacheco. “Estamos muito satisfeitos porque as metas para 2011 já foram superadas. Vamos continuar trabalhando para chegar à nota 6 em todas as unidades escolares e superar essa pontuação”, destaca a secretária de Educação, Maria Helena Braga.
De acordo com a secretária, diversas ações implementadas na rede municipal de Ensino foram importantes na melhora do desempenho dos alunos, como o trabalho conjunto desenvolvido entre a equipe da secretaria, supervisores e professores, o processo de formação continuada de docentes e especialistas e a discussão contínua do papel do professor, além da melhoria da infraestrutura das unidades escolares e da distribuição gratuita de material didático e escolar de qualidade.
“Tudo isso gera o sucesso do aluno, objetivo principal da Secretaria de Educação”, sintetiza Maria Helena Braga. “Vale ressaltar também o apoio incondicional do prefeito Paulo César Silva às iniciativas da área da Educação, prioridade da administração municipal”, completa.