Publicado em 23/07/2017 - cidade - Da Redação
Na segunda-feira, 17 de julho, a administração municipal de Muzambinho promoveu importante reunião que contou com a participação de vinte prefeitos da região e representantes. Na ocasião, foi proposto um projeto que visa a criação e implantação do Consórcio do Serviço de Inspeção Municipal (SIM), envolvendo os municípios de toda região.
São poucas as cidades que já tem o Serviço de Inspeção Municipal (SIM) já implantado e em funcionamento. Muzambinho já conta com o SIM implantado e em funcionando, tendo inscritas várias empresas da cidade. Porém, ocorre a limitação para a venda dos produtos, restrita apenas a própria cidade. Esta situação ocorre com todas as cidades que possuem este selo.
Portanto, com a criação de um consórcio, a área de comercialização dos produtos seria ampliada para todas as cidades que fazem parte deste consorcio, aumentando assim as vendas dos produtos. Outro benefício é a otimização de custos, pois ao invés de cada cidade ter suas equipes do SIM, muitas vezes com deficiência de pessoal capacitado, o consórcio poderá manter uma equipe completa com profissionais qualificados, dando todo suporte nas cidades consorciadas.
“Esse consórcio vai permitir que todos os municípios que tenham serviços de inspeção municipal e que participarem desse consórcio tenham livre acesso para comercializar esses produtos entre um município e outro sem ter o serviço de inspeção estadual ou sem ter o serviço de inspeção federal”, disse a veterinária Sonia Maria Bueno.
“Sabendo que eu tenho a possibilidade ampliar, buscando novos mercados, ampliando meu faturamento, trazendo emprego pra cidade, gerando emprego para minha empresa, isso pra mim é uma notícia excelente, não poderia ter vindo em um hora melhor”, disse o produtor de agricultura familiar, Rodrigo de Túlio Guimarães.
A expectativa é que o consórcio comece a funcionar em 2018.