Prefeitura fomenta cooperativa de flores no Vilas Unidas

Publicado em 15/05/2009 e atualizado em 15/05/2009 - cidade -

836-04A Prefeitura, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet), fomentou a criação da cooperativa Flor Art, que reúne 25 mulheres na confecção de flores de E.V.A e funciona no Centro de Bairros Vilas Unidas, na Vila Cruz. A matéria-prima vem da Industria Piffer, que fornece os retalhos de E.V.A, que seriam descartados na natureza. “Criamos a cooperativa , geramos emprego e renda e ainda resolvemos uma questão ambiental, pois o material que seria jogado no lixo, agora se transforma em flores”, diz o gerente de atendimento a empresas, Luciano Afonso Junqueira, da Sedet.
836-05A data de fundação da cooperativa é 23 de abril, quando foi realizada a primeira reunião para constituição da Flor Art Poços. A idéia surgiu da artesã Silvia Rita do Prado, que hoje é a presidente da cooperativa. “Já havia feito muitos cursos de flores de E.V.A, então, procurei a Piffer com o objetivo de mostrar o meu trabalho. Eles aprovaram a idéia e, em contato com a Lídia, veio a sugestão de montar uma cooperativa. Hoje somos 25 mulheres trabalhando de segunda a sexta, em período integral, para darmos conta das encomendas”, diz Silvia. Lídia Teixeira Carvalho, gerente da Seção de Políticas de Geração de Renda, também da Sedet, é o contato diário da secretaria com as cooperadas. “Trabalhamos juntas para que a gente possa dar conta das encomendas e também para que a união seja sempre muito forte entre nós”, diz.
A venda de toda produção é garantida. A Piffer incluiu as flores em seu catálogo de produtos e as encomendas chegam de todo o país. “A empresa já tem 16 mil flores encomendadas. A nossa produção é de 3.500 flores por mês. Estamos no inicio. Agora, no próximo dia 15 de maio é que iremos receber o pagamento pelo nosso trabalho e fazer a divisão entre as cooperadas. Mas, é um bom inicio, e a cooperativa tende a crescer”, destaca a presidente da Flor Art.
De acordo com Luciano Junqueira, o projeto é criar outras unidades da cooperativa e espalhá-las pelos bairros de Poços. “Temos ainda a proposta da Piffer para o desenvolvimento de novos produtos, utilizando as aparas de E.V.A”, diz o funcionário da Sedet.
Para o secretário Marcos Tadeu Sala Sansão, a cooperativa é uma grande oportunidade de emprego para as mulheres daquela comunidade. “São todas mulheres que estavam desempregadas, algumas com problemas sociais. Já estamos solicitando à Secretaria de Promoção Social que nos encaminhe uma assistente social para encaminhá-las aos programas da Prefeitura, para que melhorem a vida das suas famílias também. É a Prefeitura fazendo a sua parte. Nós fomentamos, incubamos a cooperativa, até que ela possa andar com pernas próprias, esta é a nossa função”, ressalta.