
A Prefeitura Municipal de Muzambinho através da Secretaria de Assistência Social em Parceria com o Sindicato de Registro Civil de Minas Gerais (RECIVIL) realizou no dia 25, mutirão para confecções de diversos documentos básicos. Essa iniciativa faz parte do projeto Mutirão da Cidadania.
Idealizado pelo RECIVIL o projeto Mutirão da Cidadania tem como objetivo levar para os municípios de Minas Gerais o direito à cidadania com acesso à documentação civil básica, como: segunda via da certidão de nascimento, casamento e óbito, reconhecimento voluntário de paternidade, registro tardio, pequenas retificações evidentes em registro e carteiras de identidade. A primeira etapa do projeto atendeu nove cidades da região, Monte Sião, Botelhos, Caldas, Muzambinho, Monte Belo, Alterosa e Nepomuceno. 
Em Muzambinho, foram 130 carteiras de identidade e mais de 100 certidões. Segundo a coordenadora de projetos sociais do RECIVIL, Andréia Paixão, “através dos projetos sociais do RECIVIL, nós fazemos valer o direito à documentação básica, levando o cartório até à população, garantindo os benefícios sociais que a documentação básica traz. Porque sem essa documentação o cidadão não existe. O objetivo é realmente atender á população e poder levantar alto-estima dessas pessoas”, afirmou.
 

O RECIVIL também realiza outros projetos sociais em Minas Gerias , como: Registros dos ciganos, moradores de rua e catadores de papel de Belo Horizonte e região metropolitana em parceria com a Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República, Projeto Caravana da Inclusão Civil que leva o acesso às documentações em várias cidades em parceria com o Governo de Minas Gerais a partir da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese) e Registro Civil e Quilombolas Indígenas e Direitos Humanos em parceria com o Governo de Minas Gerais a partir da Subsecretaria de Direitos Humanos.
 
 
 
 
