Publicado em 10/12/2016 - cidade - Da Redação
O Pastor Reverendo Clóvis Luciano Ribeiro nasceu no dia 30 de outubro de 1938 no Município de Campestre. Filho de Jordão Luciano Ribeiro e Abigail Pereira da Silva. É casado com Deonésia da Silva Ribeiro, tendo os filhos Eliane, casada com Marcos; Elias; Isaías casado com Joelma; e Tiago. As netas Rebeca e Júlia complementam a família.
Desde cedo manifestou interesse por assuntos da fé cristã, escolhendo a Bíblia como seu livro predileto. Aos doze anos foi chamado para o Ministério Pastoral, um sonho quase que impossível na ocasião. Mais tarde apresentou-se como candidato ou aspirante ao Presbitério do Oeste, na cidade de Campinas-SP. Para a sua Licenciatura apresentou-se ao Presbitério Sul de Minas, reunido em Botelhos. Após ser aprovado, foi encaminhado para o Seminário José Manuel da Conceição, em São Paulo Capital, complementando os estudos Teológicos no Seminário João Calvino em Arapongas - PR., ambos da Igreja Presbiteriana Independente.
Ao concluir os estudos Teológicos foi licenciado e enviado, em 1966, para a Igreja Presbiteriana Independente em Nova Resende. No ano seguinte, foi ordenado e designado pelo Presbitério Sul de Minas, reunido na cidade de Machado no dia 08 de janeiro de 1967, sendo ordenado e designado para Pastorear a Igreja Presbiteriana Independente em Muzambinho. Aqui, iniciou suas atividades pastorais, sucedendo o lendário Reverendo Lutero Cintra Damião, então transferido para a Igreja Presbiteriana Independente na cidade de Presidente Prudente-SP.
O Pastor Reverendo Clóvis Luciano Ribeiro permaneceu à frente da Igreja Presbiteriana Independente em Muzambinho durante dezoito anos, de 1967 a 1985. Nesse longo período, além das atividades normais, promoveu eventos bem sucedidos na expansão da educação religiosa e no cultivo das virtudes Cristãs, conforme o ensino bíblico. No seu pastorado foi concluído e consagrado o Edifício de Educação Religiosa, que estava em obras. A Igreja prosperou, inclusive estendendo o trabalho ao vizinho distrito de São Bartolomeu de Minas, que adquiriu forma e foi organizado em Igreja. Ainda pastoreou diversas igrejas no Sul de Minas e, também no Estado de São Paulo. Atualmente, mesmo jubilado e com cinqüenta anos de profícuo ministério, continua responsável pela Igreja da cidade paulista de Ibaté, próxima de Araraquara, e nesta reside com a família.
Na vida espiritual, observa o Pastor Reverendo Clóvis Ribeiro que com a graça de Deus foram muitas bênçãos: muitos eventos e conferências religiosas mobilizando a cidade toda com o Templo sempre lotado e figuras importantes marcaram presença em alguns cultos. Como por exemplo, o médico Dr. Antõnio de Macedo, e numa ocasião o próprio Frei Ambrósio, de quem o Pastor Clóvis nutria profunda amizade. Aliás, mantinha muitas amizades além dos Evangélicos, com diversos Católicos e Espíritas de Muzambinho, estes últimos por exemplo; com o Sr. Cassinho da Farmácia, o Dr. Lincoln Vieira Tavares. Enfim, muitos deles, mostrando uma relação amistosa e de profundo respeito à liberdade religiosa.
Hoje o Pastor Clóvis Luciano Ribeiro, ainda continua com muitas e gratas recordações de Muzambinho, da querida e sempre amada Igreja Presbiteriana Independente desta cidade, dos seus membros, muitos já falecidos, onde estão hoje na Glória de Deus; dos vizinhos da Rua 7 de Setembro, onde residiu, e fez amizades com seus vizinhos, em especial o Sr. Antônio Silveira Lima, o ‘Seu Antônio da Farmácia’, pai do Marco Regis e do Dr. Carlos, além de inúmeros amigos que aqui deixou e do registro inapagável da cidade onde nasceram seus dois filhos mais novos, Marcos e Tiago. Agora ‘Cidadão Muzambinense’, o Pastor Reverendo Clóvis Luciano Ribeiro, sela definitivamente sua relação com a cidade que sempre serviu com muito amor a obra de Deus e recebeu em troca amizades guardadas eternamente em seu coração.