Publicado em 31/01/2015 e atualizado em 31/01/2015 - cidade - Redação
No último final de semana, a Igreja Presbiteriana Independente (IPI) de Muzambinho recebeu uma visita ilustre. O Reverendo Paulo de Melo Cintra Damião, que nasceu no município no dia 09 de agosto de 1955, ministrou a Palavra durante cultos especiais. Ele é filho do reverendo Luthero Cintra Damião e de Dona Santa, sendo que seu pai foi o construtor do novo templo da IPI.
Paulo Damião estudou no Seminário Presbiteriano do Sul, em Campinas/SP. Atuou como pastor desde 1979 e professor de teologia na UNICESUMAR, em Maringá-PR. Reside atualmente em Presidente Prudente/SP onde atuou como Pastor da Igreja Presbiteriana Independente do Brasil. Casado com Léia, é pai de dois filhos: Tiago Alves Cintra Damião e Luthero Cintra Damião Neto, tendo o neto Luca de apenas 1 ano de idade.
Durante ampla entrevista, o Reverendo lembrou a infância em Muzambinho, lembrou fatos envolvendo sua família no município e manifestando agradecimentos. Hoje, ao deixar a vida pastoral efetiva, mas com intensa atividade religiosa, Paulo Damião voltou à cidade para rever amigos.
LIGAÇÕES HISTÓRIAS ENTRE MUZAMBINHO E PRESIDENTE PRUDENTE
Paulo Damião deixou Muzambinho em janeiro de 1967, aos 12 anos de idade, quando seu pai Luthero assumiu a igreja em Presidente Prudente/SP, onde ficou até o seu falecimento em 1995. A liderança ressalta que Muzambinho tem uma ligação histórica com Presidente Prudente. Isto porque Dr. Domingos Leonardo Cerávolo foi prefeito da cidade paulista por três mandatos, além de deputado estadual. Vale lembrar, inclusive, que a mesma planta da Santa Casa de Muzambinho utilizada em Presidente Prudente. Ainda hoje a cidade abriga muitas pessoas da família Cerávolo, com quem mantém relacionamento de amizade. Outro fato interessante é que o primeiro culto da Igreja Presbiteriana Independente do Brasil foi realizado em 1919 em Presidente Prudente na casa do muzambinhense José Romão de Lourena. Com isso, a igreja foi organizada na cidade paulista em 1928.
HISTÓRIA FAMILIAR EM MUZAMBINHO
Lembrando a ligação familiar com a cidade, Paulo Damião relatou que seu pai Luthero formou-se na Faculdade de Teologia da Igreja Presbiteriana Independente do Brasil em São Paulo. Vindo para Nova Resende, se casou e em seguida mudou para Muzambinho, onde permaneceu por 26 e onde nasceram os quatro filhos, sendo que a primeira Mércia Cecília faleceu. Os demais são: Mércia Maria (Campo Grande/MS), Maria Josefina, Paulo Damião e Ruth (Presidente Prudente/SP). Sua mãe tem atualmente 91 anos de idade.
Em Muzambinho, seu pai Luthero sempre contou com grande respeito das autoridades. â??Foi a mais linda infância que alguém pode terâ?, disse com carinho o filho Paulo. Ele ainda estudou no Grupo Escolar Cesário Coimbra, sendo que sua primeira professora foi Dona Terezinha Mello, depois Dona Albertina, Suzana Gonçalves e Maria José Teixeira. Pessoas pelas quais nutre profundo respeito e gratidão.
Ainda faltando sobre a gratidão para com Muzambinho, Paulo Damião lembra que a família teve atenções muito especiais. Pelo tempo que passou na cidade e amizades conquistadas pelo pai, família nunca pagou médico ou dentista. Citou os médicos como Dr. Geraldo Teixeira, Dr. Ismael Coimbra e Dr. Antônio Nilo de Macedo, além dos dentistas Dr. Paulo Vilhena e Dr. Rocha. Lembrou amigos especiais como a família do Sr. Álvaro Martins, que quando prefeito da cidade disse ao seu pai Luthero (por ocasião da transferência para Presidente Prudente) que Muzambinho estava perdendo um dos seus principais homens, indagando se teria algo que poderia fazer como prefeito para impedir a transferência. â??Tenho uma dívida de gratidão pelas lembranças e amizades que ficaramâ?, disse.
MOMENTO DE GRATIDÃO
Paulo Damião revelou que seu retorno como visita a Muzambinho teve um propósito especial desta vez. Isto porque em 2015 completa 60 anos de idade. Em agosto, mês do seu aniversário, também estará se aposentado definitivamente do pastorado. Isto depois de 40 anos de Ministério, 36 anos como Pastor ordenado e 34 anos na mesma Igreja. Hoje, também é professor do curso de teologia numa grande universidade em Maringá/PR. Além disso, tem uma agenda cheia com palestras e encontros. Mas entendeu que precisava visitar as igrejas em cidades que foram importantes na sua vida. Neste contexto, Muzambinho é sua terra natal e onde está a sua primeira igreja. Por este motivo, durante culto especial, estabeleceu seu momento de gratidão. â??Muito obrigado a esta cidade pelo apoio, carinho e amor que sempre dedicou à minha famíliaâ?, falou.
RECONSTRUÇÃO DO TEMPLO DA IPI
Um incêndio destruiu o Templo da Igreja Presbiteriana Independente de Muzambinho na década de 1950, então localizado na Rua Tiradentes. O Reverendo Luthero foi o grande responsável pela edificação do novo Tempo na Rua Sete de Setembro. Mesmo contando com a ajuda de toda comunidade, o reverendo liderou a ação no ato de fé. O novo templo foi edificado com uma arquitetura moderna para a época, contando com a colaboração do arquiteto Dr. Alberto Del Nero (Campinas/SP).
Muitos milagres de Deus acabaram suprindo as necessidades da obra. â??Foi um exemplo marcante de féâ?, disse Paulo. Entre as â??soluçõesâ? apresentadas por Deus, depois de muita oração, o Reverendo foi orientado a pedir dinheiro emprestado no dia seguinte. Encontrando um grupo de homens, entre eles o Sr. Rubens Prado, o religioso contou a história de Deus e conseguiu a ajuda financeira necessária. Do mesmo grupo, outro senhor também ofereceu ajuda, sem juros ou prazos para a igreja.
PAPEL SOCIAL DA IGREJA
O reverendo ainda comentou temas importantes. Indagado se a igreja vem cumprindo seu papel social junto às comunidades, Paulo Damião relatou que em 1974 na Suíça quando foi definido o tema â??Missão Integralâ?, vencendo algumas barreiras do passado. O religioso relata que algumas situações fazem parte do processo de evangelização como saúde, educação, terapia, ecologia, áreas emocional e econômica das pessoas. Portanto, a missão da igreja não é apenas pensar na salvação das pessoas para a eternidade. â??A nossa missão é melhorar sempre a vida das pessoas. Faz parte do escopo da missão da igreja se preocupar com todas as áreas da vida humanaâ?, disse. A igreja deve ser uma comunidade terapêutica. Em Presidente Prudente, por exemplo, foi identificado um grande número de pessoas idosas/analfabetas. Com isso, há mais de dez anos foi criado um curso de alfabetização de adultos, totalmente subsidiado pela igreja. As professoras ministram as aulas de maneira voluntária. A igreja ainda mantém um projeto social com adolescentes numa vila bastante complexa da cidade procurando melhorar as condições de vida e oferecer cidadania.