Publicado em 01/01/2017 - cidade - Da Redação
No dia 23 de dezembro, a diretoria da Santa Casa de Muzambinho promoveu importante reunião. Na oportunidade, fez um balanço positivo do trabalho realizado durante o ano e debateu perspectivas para o próximo ano. E também prestou homenagem ao prefeito Ivan de Freitas em reconhecimento ao apoio dedicado à entidade durante o seu mandato à frente do Executivo local.
O provedor Altamiro Augusto de Mello Filho manifestou que a importante parceria entre hospital e prefeitura nos últimos quatro anos representa o reconhecimento do poder público pelo serviço prestado no pronto atendimento. Até porque todo conflito que existiu no passado entre as duas partes se referia justamente ao pronto atendimento. Ou seja, naquele serviço que a prefeitura comprava da entidade, mas a Santa Casa sempre ofereceu além do que recebia. “Na administração do Prof. Ivan houve um reconhecimento de que realmente nós prestávamos mais do que recebíamos”, disse. O reconhecimento e equilíbrio econômico proporcionou condições para a Santa Casa deixasse de bancar saúde pública, passando a fazer investimento na sua estrutura. Os recursos próprios da Santa Casa não foram colocados na saúde pública. Justamente por este motivo, hoje o hospital é um dos melhores da região.
Altamiro destacou a “venda do serviço” para o município como um dos maiores trabalhos da Santa Casa. Mas ressaltou que a atuação exclusiva da entidade também apresentou substancial melhoria. Isto porque a diretoria trabalhou de forma tranquila e com as finanças equilibradas. Assim, foi possível proporcionar um atendimento melhor a todos aqueles que deram entrada no hospital, não pelo pronto socorro, mas pelas portas da Santa Casa. O provedor afirmou que a harmonia e integração com o poder público foi fundamental para que as conquistas fossem efetivadas.
UMA PARCERIA QUE DEU CERTO
O prefeito Ivan de Freitas confessou que recebeu a homenagem com muita alegria, mas sem nenhuma surpresa. Ao mesmo tempo, entende que Muzambinho também poderia dedicar uma placa à Santa Casa. “A prefeitura não deu dinheiro para a Santa Casa. O dinheiro que a prefeitura repassou a Santa Casa transformou em serviço para a comunidade”, explicou. O prefeito afirmou que foi uma parceria que deu certo, sendo a Santa Casa está muito bem e o mesmo ocorre com a saúde pública. Os problemas existem, mas são pontuais. “As soluções que demos são muito maiores que os problemas”, afirmou.
O chefe do Executivo confirmou que nos últimos quatro anos não houve conflito entre as partes (prefeitura e hospital), mas muita conversa e sempre com muito respeito. Entende que os problemas existem para serem encarados com a seriedade que exigem e serenidade que merecem. Isto aconteceu entre a prefeitura e Santa Casa neste período. Houve total liberdade entre as partes, mas sem ingerência. O prefeito também valorizou toda equipe administrativa da prefeitura, principalmente na área de saúde. Elogiou o trabalho desenvolvido com o Secretário Municipal de Saúde, Fernando José Silva, bem como do vice-prefeito Roosevelt Pereira de Paula.
No seu pronunciamento durante a reunião na Santa Casa, o prefeito Ivan citou o Apóstolo Paulo: “Combati o bom combate”. Confirmando a declaração, o chefe do Executivo também destacou a necessidade e a prática de agradecimento. No final, garantiu que deixa a administração com algumas obras por concluir, mas com recursos já reservados para tal. Existe uma licitação para compra de quatro veículos, também com recursos disponibilizados. Também está deixando dinheiro nas áreas de saúde e assistência social. “Temos que trabalhar por Muzambinho e a politicagem deve acabar”, finalizou.