Santa Casa de Muzambinho: Uma história de doação e de voluntariado

Publicado em 27/04/2009 e atualizado em 27/04/2009 - cidade -

833_08A Diretoria da Santa Casa de Misericórdia de Muzambinho, que teve o seu mandato encerrado no dia 23 março deste ano, vem através do seu Provedor Altamiro Augusto de Mello Filho, comunicar à população de Muzambinho, que desde a data mencionada a Santa Casa têm uma nova Direção administrativa e em razão disto presta alguns esclarecimentos que acha necessário.
Os voluntários que compuseram a diretoria da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Muzambinho nos dois últimos biênios agradecem o apoio recebido da comunidade, dos médicos, dos funcionários da entidade para que pudessem chegar ao final desta jornada com resultados positivos, enfrentando as adversidades financeiras, os problemas naturais e normais que uma direção tem pela frente. Não foram poucos os obstáculos que tiveram de ser ultrapassados. Os muitos problemas  que não tiveram condições de serem resolvidos,a busca incessante de diminuir custos aliada a um atendimento voltado às necessidades daqueles que procuraram o hospital não tiraram o ânimo da equipe.
Mudanças ocorreram, tanto no corpo clínico como no departamento de recursos humanos. Deixamos o Hospital em plenas condições de funcionamento, com capacidade de atendimento e com todos os setores em perfeita ordem. Deixamos também um quadro de funcionários devidamente treinados e capacitados a realizar as tarefas hospitalares.          Mudanças são difíceis de serem aceitas e demoram a ser incorporadas, o que não tirou a coragem do grupo para o enfrentamento do trabalho.
A administração conseguiu uma reforma e uma ampliação que trouxe a comunidade um grande benefício com os recursos obtidos junto ao Governo Estadual através do irmão Deputado Carlos Eduardo Venturelli Mosconi. Neste empreendimento, foram investidos R$ 383.840,49 em 2007, R$ 296.110,55 em 2008, R$ 19.680,42 em 2009 totalizando R$ 699.811,46 nesta obra de grande vulto. Na administração dos recursos desta obra o controle dos gastos permitiu que se efetuassem melhorias em outras dependências do hospital que não constavam no projeto original. Vários deputados contatados liberam recursos, entre eles Célio Moreira, Carlos Melles, e Geraldo Thadeu, e vários outros pedidos foram efetuados, visando recursos para equipamentos, instalações, medicamentos, infra-estrutura, isto propiciou um novo Pronto Atendimento, salas de cirurgia, salas de nebulização, raios-X, mamografia, ultra-sonografia vindo a equipar a Santa Casa que passou a ter melhores instalações. A busca por novos profissionais foi outro alvo da administração, e novos médicos vieram compor o corpo clinico, alguns ficaram, outros por melhor remuneração buscaram outros centros, mesmo assim durante todo o mandato buscou-se  um corpo técnico qualificado para melhor atender aqueles que a procuraram, evitando-se assim deslocamentos para outros centros. Vários equipamentos foram anexados ao patrimônio da Santa Casa e isto veio melhorar o atendimento.
Um saneamento nos custos, na aplicação dos recursos, possibilitou a suspensão de empréstimos no final de ano para o pagamento do 13º salário dos funcionários, o que vinha acontecendo com frequência devido o desequilíbrio entre as receitas e despesas. Este trabalho coeso e com rigidez trouxe também uma saúde financeira, não que tenhamos deixado a Santa Casa enriquecida, mas sim forte, estruturada e sem dívidas e pronta para alçar novos voos, para com a firmeza que nos propusemos a dirigi-la possa agora também buscar se consolidar com um centro regional de atendimento.
Uma mega operação de sanear as finanças foi efetuada pela administração, implantando após uma análise profunda e meticulosa dos prós e contras pela Mesa Diretora o Projeto IRMÃO AMIGO, projeto que consiste na doação de recursos pela comunidade para poderem utilizar de toda a estrutura hospitalar, de descontos em consultas, exames e procedimentos médicos hospitalares em especial da hotelaria do complexo da Santa Casa de Muzambinho. Isto virá propiciar um atendimento melhor nas instalações da Santa Casa e buscando assim oferecer o que há de melhor no município, bem como de forma seqüencial preparando toda a estrutura para que a próxima diretoria possa dar continuidade e buscar também novos desafios de direcionar novas conquistas.
Divergências ocorrem, pois para muitos um determinado setor é prioridade e para outros é secundário. Isto pode ter gerado análise comportamental que difere do que julgamos ser emergencial daquilo que para outros é secundário. Mas no sistema democrático as opiniões se divergem, são polêmicas, mas em momento algum houve uma centralização administrativa, pois o consenso sempre prevaleceu para o bom andamento da administração e com a ótica daquilo que foi o melhor para a Entidade.
Diz o nosso irmão Zito Martins: A Santa Casa é o coração de Muzambinho, e este coração não pode parar, ele vai continuar sim , batendo forte e altaneiro, firme e no seu compasso, e portanto não poderíamos deixar de desejar sucesso, novas conquistas brilhantes para Muzambinho através da nova direção que ora assume a qual auguramos um trabalho profícuo e salutar.
Os números do ultimo balanço de 2008 demonstram a rigidez econômica, os resultados positivos que ali estão espelhados, mas que não nos permitiram efetuar gastos extraordinários e o tão sonhado aumento dos profissionais de atendimento da Santa Casa. Vontade e estudos não faltaram, buscou-se solidificar a estrutura financeira, pois salários, encargos sociais, e trabalhistas tem datas e são compromissos inadiáveis.  Multas e ações trabalhistas que se alastravam foram impugnadas, foram arquivas, e outras parceladas, pois houve sim uma constante busca de sanear o que estava pendente, não por omissão ou erro da administração anterior, mas sim como conseqüência da legislação que impõe e exige determinados cumprimentos da lei o que ora se discute e ora se cumpre.
Finalizando queremos agradecer a Deus pela oportunidade que tivemos em “ DOAR DE SI, SEM PENSAR EM SI”, contribuindo desta forma para sociedade em que vivemos e de quem tanto recebemos.

Saldo bancário em 25/02/2009......................R$ 22.573,57
Reserva técnica ANS.......................................R$ 38.805,78
PEONA................................................................R$ 13.548,76

Altamiro Augusto de Mello Filho - Provedor
José Roberto Jacob de Macedo - Vice Provedor
Carmo A. Martins de Oliveira - Tesoureiro
Arnaldo Wagner dos Santos - Tesoureiro Adjunto
Zito Martins - Secretário

Conselho Fiscal:
Célio Sales Sobrinho,
Waldemar H. Anderson,
Antônio Augusto Azevedo
Conselho Fiscal Suplente:
Elpidio Santini, João Carlos de
Oliveira, Marilene C. Del Gáudio