No dia 07/04, o SEMPRE – Sindicato dos Servidores da Prefeitura de Muzambinho, elegeu a sua nova diretoria, que toma posse no próximo dia 22. Foi eleito presidente Erivelton da Silva, 54 anos de idade e há 12 anos como servidore municipal. Nesta semana, ele comentou alguns aspectos da vitória nas urnas e a primeira mudança prevista. Ele esteve acompanhado do 2º tesoureiro, Carlúcio da Cruz.
PEQUENA DIFERENÇA – A Chapa 1, encabeçada por Erivelton, conquistou 132 votos, uma diferença de apenas 36 votos para o candidato Márcio Pires (Chapa 2). Foram registrados apenas 6 votos nulos, do total de 243 votantes. Do total de 506 servidores da Prefeitura de Muzambinho, 306 são sindicalizados e estavam aptos para votar. Os sindicalistas declararam que, apesar da disputa acirrada, o pleito aconteceu de maneira limpa e tranquila. Com a vitória, a intenção agora é fazer o melhor possível, unindo as forças.
Carlúcio manifestou que vários fatores contribuíram para a vitória. Aproveitou para destacar o respeito e consideração com os componentes da chapa adversária. Erivelton elogiou a administração do presidente Janderson, bem como de toda diretoria. Pessoalmente, entende que exerce uma certa liderança. Prova disso, que aceitou o desafio de candidatura justamente atendendo aos pedidos de muitos companheiros.
Erivelton e Carlúcio também destacaram que a administração do sindicato não será novidade para ambos. Isto porque já integraram a diretoria no atual mandato do presidente Janderson. Portanto, já conhecem as dificuldades e formas de condução da entidade. Mesmo assim, Carlúcio afirma que será um constante aprendizado, adquirindo novas experiências com os companheiros da diretoria e servidores que já atuaram no sindicato.
Carlúcio garantiu que as diferenças e ideais de luta são os aspectos mais importantes. Ou seja, ninguém deseja um sindicato “rachado”. Até porque a chapa adversária contava com nomes expressivos. No mesmo dia da eleição, foi possível manter contato com pessoas da outra chapa. Agora, a intenção é contar com o apoio de todos, da diretoria eleita, da chapa adversária e dos servidores que não se candidataram. Espera-se apoio, inclusive, o servidor Márcio Pires, aproveitando a sua experiência sindical. Erivelton confirmou este sentimento de busca pela união da classe dos servidores. A nova diretoria buscará ouvir a todos, de forma democrática e transparente. “Passada a eleição, não há mais vencidos ou vencedores. Nós agora queremos somar”, disse.
POLÍTICA MUNICIPAL – Foi possível observar que a disputa no Sindicato dos Servidores Municipais também acabou envolvendo os grupos políticos de Muzambinho. Erivelton contou com o apoio do atual prefeito, enquanto que Márcio Pires pertence ao grupo político do ex-prefeito Marco Regis. Este fato foi confirmado por Erivelton e Carlúcio.
O presidente eleito confirmou o apoio do atual prefeito Sérgio Esquilo. Mas salientou que não irá permitir política dentro do sindicato, sendo configurada a “politicagem”. Também deixou claro que a amizade com o prefeito não irá interferir na relação entre sindicato e Executivo. Irá usar a amizade para manter o diálogo e fazer cobranças em prol da classe dos servidores.
Carlúcio declarou que o envolvimento político não foi implantado neste ano. Pelo contrário, voltou a criticar o ex-presidente Márcio Pires por ter envolvido o sindicato na política municipal. Ao contrário, o sindicato não será um comitê político do atual prefeito e nem mesmo a entidade irá defender a bandeira política do Executivo.
PRIMEIRA MUDANÇA – Indagado sobre as primeiras reivindicações, Erivelton revelou encontro com o prefeito antes nas eleições no sindicato. Na ocasião, foram apresentados alguns pedidos como uniforme e plano de cargos e salários. O prefeito aproveitou para anunciar o reajuste de 20%, o que acabou se confirmando. A expectativa é que as reivindicações sejam atendidas em breve. A intenção é que os obstáculos sejam vencidos com base no bom senso e legalidade.
A primeira mudança prevista se refere ao Cartão Ello, cujo contrato venceu no dia 29 de março e foi prorrogado até 29 de abril. O desejo da nova diretoria do sindicato é implantar um novo cartão, sendo o “SEMPRE COMPRA”. Assim, usando a mesma sistemática do Cartão Ello, beneficiando significativamente o servidor sindicalizado.