Publicado em 30/07/2017 - cidade - Da Redação
A Sociedade Esportiva Guatapará, fundada em 1967 no bairro rural do mesmo nome em Muzambinho, comemora 50 anos de história. Assim, no dia 12 de agosto, promove um grande evento festivo, incluindo atividades de esporte e lazer. A comunidade local convida a todos para a comemoração que terá início às 14 horas, com a seguinte programação:
14 horas – Cerimonial de abertura das comemorações dos 50 anos;
15 horas – Show com a dupla de violeiros João Carlos & Carlos Leite;
17 horas – Show com Lello & Ruan
E encerramento com “chaves de ouro”, às 20 horas, com show da dupla Durval & Davi. Haverá funcionamento do bar com bebidas, porções, espetinhos e outras opções. Ingressos podem ser adquiridos com a diretoria. Confira a programação completa no facebook da Sociedade Esportiva Guatapará.
50 ANOS DE HISTÓRIAS E CONQUISTAS
André Montalvão da Silva (foto), uma das lideranças do bairro, falou sobre a história da Sociedade Esportiva Guatapará e a importância do bairro rural muzambinhense. Tudo começou com uma conversa à beira do fogão de lenha, juntamente com seu irmão José Aleixo e seu pai João Moreira. Naquele dia, surgiu o questionamento “como fazer que o bairro Guatapará se tornar conhecido no município e região”. A formação de um time de futebol teve o apoio ainda de seu tio Zezinho Moreira (que era dono do terreno), José Garcia, Joaquim Caetano, José Cesarino, entre outros. Numa primeira ação, o terreno foi preparado, com colocação de traves e compra de 11 camisetas.
Hoje, a Sociedade Esportiva Guatapará tem mais de 400 troféus conquistados. Tem ainda um dos melhores estádios da região, cercado com alambrado, com iluminação, excelente barracão de festas, serviço de bar e cozinha que reúne as famílias todos os domingos. Neste momento, está sendo concluída a arquibancada do estádio, restando a cobertura que já foi paga.
A liderança ressalta que a Sociedade Esportiva Guatapará é uma associação muito bem organizada, inclusive registrada na Federação Mineira de Futebol. As eleições são anuais, com destaque para a liderança de Zé Ruela. De forma democrática e transparente, são escolhidos os cinco diretores, sendo que o mais votado é eleito presidente. Todas as pessoas deste grupo da diretoria tem funções determinadas, permitindo assim um funcionamento contínuo e organizado.
As famílias Moreira, Salomão e Garcia deram origem ao bairro Guatapará. Atualmente, a localidade tem aproximadamente 130 residências. As propriedade tem no máximo 10 hectares, promovendo uma divisão natural e qualidade de vida aos moradores. Já o maior problema atual é a falta de água devido ao crescimento constante do bairro. Um poço artesiano foi conquistado por duas vezes, mas a obra não aconteceu. No governo do prefeito Ivan de Freitas, este não quis assinar o convênio com o governo do estado. Mas a luta continua em prol desta importante conquista para a comunidade.
FILHOS DO BAIRRO NO FUTEBOL PROFISSIONAL
O primeiro time de futebol contava com vários filhos de Zezinho Moreira. O jogador Pedro Moreira, inclusive, era considerado um dos melhores da época, ao lado de Fominha. Dona Josefina, madrinha de André Montalvão, foi quem confeccionou as primeiras camisas da equipe. O Sr. Joaquim Caetano é quem lavava as camisas após os jogos.
Uma das grandes alegrias no momento é a revelação do jovem Gustavo “Salomão”, que disputa a Série B do Campeonato Brasileiro pelo Guarani de Campinas/SP. Já o goleiro Serginho deixou o Guatapará com apenas 15 anos e joga no Londrina/PR.
UNIÃO DA COMUNIDADE
André Montalvão também valorizou a união dos moradores. Havia uma rivalidade entre Guatapará e Morro Preto que foi superada nos últimos anos. Hoje, as torcidas dão uma verdadeira demonstração de comportamento e esportividade. Mesmo nas derrotas em casa, os torcedores passaram a entender que o futebol é um momento de lazer e alegria.
Quanto à união da comunidade, a liderança considera dois grupos. Um deles segura as pontas na infraestrutura da Sociedade Esportiva Guatapará. Já um outro grupo corre atrás de conquistas. Algumas obras executadas devem crédito político ao então deputado estadual Célio Moreira, através da amizade com André Montalvão e sua esposa, além de Tiago Mambrini da Silva. Valorizou ainda o apoio político de Gustavo Paoliello e do prefeito Sérgio Esquilo.
Também através da união da comunidade, são promovidos eventos filantrópicos para benefício de pessoas com alguma necessidade. Mas o local também é utilizado para festas de casamento e aniversário, terços e outras iniciativas.