Publicado em 30/12/2015 - cidade - Da Redação
O dia 15 de dezembro de 2015 foi mais uma data marcante para os esforços de recuperação do curso d’água mais importante da região. Nesta data aconteceu a primeira reunião do Comitê Técnico Institucional que iniciará os estudos de viabilidade das ações pretendidas para a revitalização da Bacia Hidrográfica do Rio Muzambo.
A reunião, que aconteceu no Câmpus Muzambinho do IFSULDEMINAS, teve como ponto principal a divulgação da Comissão Institucional de Gerenciamento do projeto, comandada pelo Prof. Arionaldo de Sá Júnior (Engenheiro Agrícola e Ambiental – Doutor em Recursos Hídricos em Sistemas Agrícolas). Os demais profissionais envolvidos são: Prof. Paulo Oswaldo Garcia (Biólogo – Doutor em Engenharia Florestal); Prof. Raphael Nogueira Rezende (Engenheiro Florestal – Doutor em Ciência e Tecnologia da Madeira); Prof. Walbert Júnior Reis dos Santos (Engenheiro Agrônomo – Doutor em Ciência do Solo.
As atividades ainda terão a colaboração institucional dos seguintes profissionais: Polyana de Faria Cardoso Abrão (Laboratório de Bromatologia e Água); Elaine Cristina Ferreira (Laboratório de Solos); Greimar Alves de Jesus e Luiz Ricardo Zavagli (IEF) do Laboratório de Produção de Mudas do Câmpus Muzambinho.
Duas parcerias, muito importantes para o sucesso dos trabalhos, também foram divulgadas: Agrifort Jr. (representada pelos graduandos em Agronomia Guilherme Teixeira e Rodrigo Moreira) e GeoMattos (representada pelo seu titular, o geógrafo Luiz Carlos Mattos). 
A reunião teve também a presença dos seguintes membros do Grupo SOS Rio Muzambo: Reges Cabral Rodrigues, Orozimbo Leite, Maria Cristina Weyland Barbosa Vieira e José Nário de Fátima Silva.
Após a competente apresentação dos professores envolvidos no projeto, onde a situação da bacia, baseada em dados disponíveis, foi competentemente mostrada aos presentes, abriu-se uma discussão que levou a algumas conclusões. A principal delas é que se faz necessário e urgente a criação do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Muzambo. Isso facilitará sobremaneira a busca de recursos junto aos órgãos oficiais como o Ministério do Meio Ambiente e a Agência Nacional de Águas (ANA). 
Ficou também estabelecido que o Comitê deverá se reunir oficialmente uma vez a cada mês para a apresentação dos últimos resultados. As reuniões continuarão a acontecer nas dependências do Câmpus Muzambinho do IFSULDEMINAS e a próxima ficou marcada para a terceira semana do mês de janeiro vindouro. Mais detalhes serão apresentados aos interessados, na medida em que os resultados apareçam. 
Nós, os membros do Grupo SOS Rio Muzambo consideramos que o ano de 2015 foi extremamente positivo para as ações de conscientização a respeito dos problemas do rio e o início das ações de revitalização da bacia. O que antes parecia um sonho começa a tomar forma. Para isso, a parceria com o Câmpus Muzambinho do IFSULDEMINAS foi primordial, como o presente está revelando. 
Assim sendo, agradecemos a todos que colaboraram para chegarmos a esta situação que, esperamos, seja o ponto de partida para as ações efetivas de revitalização do nosso querido e essencial Rio Muzambo. Obrigado e até breve!
José Nário F. Silva - Muzambinho/MG
zenariofsilva@gmail.com