Publicado em 18/09/2016 - cidade - Da Redação
Há pouco mais de três do encerramento de sua administração municipal em Muzambinho, o prefeito Ivan de Freitas prestou esclarecimentos à população através de entrevista à nossa reportagem. Destaque para a disponibilidade do Executivo para promover uma transição de governo com tranquilidade e necessária abertura.
REELEIÇÃO: PRINCÍPIO E COERÊNCIA
Mesmo ocupando seu primeiro mandato, Ivan de Freitas decidiu não concorrer à reeleição para mais um período de quatro anos de governo. Segundo ele, sua atitude é uma questão de princípio e coerência. Lembrou que na campanha eleitoral do pleito anterior já avisou que estaria se candidatando para apenas um mandato. Depois, chegou a afirmar que poderia ser novamente candidato, mas se a circunstância o indicasse como única opção. Ou seja, não fugiria à luta. “A minha meta foi vencer a eleição e administrar Muzambinho”, justificou. Acredita, inclusive, que administrou bem o município, apesar das dificuldades, limitações e falhas cometidas. Mas assegura que está fazendo uma boa administração, realizando dentro dos limites financeiros e estratégicos. Mesmo na reta final, tem o mesmo entusiasmo e animação.
O prefeito manifestou seu agradecimento à população de Muzambinho pela sua eleição, garantindo que vai continuar atendendo a todos da mesma forma até o final da gestão. Depois, como cidadão comum que nunca deixou de ser, deseja continuar contribuindo com Muzambinho.
LEGADO: MORALIZAÇÃO
ADMINISTRATIVA
Ivan de Freitas garante que a prefeitura está saneada, sem dívida e com equilíbrio financeiro em 46%, ao contrário de outros municípios da região. Portanto, Muzambinho está numa situação confortável e a administração continua seu trabalho dentro da normalidade.
Falando em “economia de guerra”, o prefeito destacou como maior legado de seu governo a “moralização da administração”. Segundo ele, o dinheiro público não é gasto sem a real necessidade, de forma irresponsável ou para favorecimento de grupos ou eleitores. “Tenho convicção de que vamos deixar um grande legado nesta questão de moralização na contingência de gastos”, disse. Acrescentou que está gerindo os recursos de Muzambinho da melhor forma possível e sem aumento de custos para a população.
PONTO DIGITAL NO PSF
Em entrevista anterior, o prefeito anunciou a implantação do “ponto digital” nas unidades do Programa Saúde da Família. Principalmente, visando disciplinar o cumprimento de horários por parte de médicos e servidores Porém, isto não aconteceu até o momento. Questionado a respeito, Ivan de Freitas explicou que o ponto digital é uma exigência do sistema para que os médicos permaneçam nos PSFs durante 8 horas por dia. É um sistema diferente daquele dos médicos contratados pela prefeitura, que são passíveis de negociação, pois não depende da estrutura do PSF. Por enquanto, a administração está mantendo o ponto assinado (livro de pontos) para acompanhamento dos médicos e servidores. Assim, ainda não foi possível adquirir o sistema de ponto digital. Mas a licitação já foi realizada, viabilizando a breve instalação de equipamento.
INDÚSTRIA PARA TRATAMENTO DO LIXO
Informações, inclusive do próprio prefeito, relatavam conversações e entendimentos para a instalação de uma indústria na cidade, especializada no tratamento do lixo. Ivan de Freitas confirmou o processo está em andamento e somente ainda não foi implantado por questões burocráticas. “Este será mais um legado para a próxima gestão”, garante. O projeto a ser implantado em Muzambinho é desejado em todo o mundo. Ou seja, o lixo transformado em matéria prima.
GARANTIA DE TRANSIÇÃO TRANQUILA
Ivan de Freitas lembrou que, quando venceu a eleição, procurou iniciar o processo de transição de forma imediata. Porém, foi informado de que somente poderia entrar na prefeitura no dia 12 de dezembro. Ele argumenta que não é possível fazer a transição em menos de 18 dias, considerando as festas de final de ano. No dia 01 de janeiro, recebeu apenas “um molho” de chaves através de um servidor.
O prefeito observa que a eleição deste ano será no dia 02 de outubro e garante que já no dia seguinte, 03 de outubro, as portas da prefeitura estarão abertas para ser iniciado o processo de transição. “Só tenho coisas para mostrar e não tenho nada para esconder”, disse. Seu desejo é que o futuro prefeito entre na prefeitura, acompanhado por seus técnicos. Com isso, analisando os papéis e fazendo consultas, para que possa organizar a sua futura administração. O atual prefeito garante que estará a postos para entregar as chaves ao novo prefeito, inclusive fazendo seu pronunciamento e se colocando à disposição como cidadão comum.