Publicado em 02/02/2020 - cidade - Da Redação
O engenheiro Fabiano Cunha atua no escritório do DNIT – Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes, na cidade de Passos, com abrangência em rodovias federais da região como as BRs 146, 491, 265 e 464. Falando com exclusividade à nossa reportagem na última semana, o profissional relatou que há alguns anos o órgão vive uma situação orçamentária bastante crítica. Fato que acaba impedindo o desenvolvimento de ações mais estruturais. Mesmo assim, é dedicado todo esforço e empenho para que as rodovias continuem trafegáveis, proporcionando segurança e conforto ao usuário.
Fabiano explicou que a rodovia BR 491, entre Muzambinho e Guaxupé, estava sob a gestão do D.E.R. e foi recebida pelo DNIT há pouco mais de dois anos. Com isso, o órgão federal tem projetado a restauração do pavimento, obra que possivelmente será licitada neste ano. Até porque as autoridades e lideranças políticas vem fazendo cobranças neste sentido junto ao DNIT, sempre de forma ativa e colaborativa. O órgão, por sua vez, inicialmente trabalha a elaboração do projeto, encaminhando para a Superintendência visando a licitação e efetiva execução das obras.
TREVO DE MUZAMBINHO
O local vem sofrendo com as constantes enchentes (fotos), gerando inúmeros transtornos aos usuários da rodovia e motoristas do próprio município. Fabiano reconhece que trata-se de um problema um tanto quanto antigo. Por isso, sempre esteve junto ao prefeito na busca de uma solução conjunta entre município e DNIT. Observa que as inundações do trevo são ocasionadas pela drenagem de toda cidade de Muzambinho, coletada e despejada às margens da rodovia. Portanto, não é um problema de drenagem da rodovia. Uma situação natural em todas as cidades.
Fabiano informou que o DNIT tem um projeto praticamente pronto para solucionar esta questão no trevo de Muzambinho. Num prazo de dez a quinze dias, o projeto será apresentado ao novo Superintendente do DNIT em Belo Horizonte. A partir daí, atuar na busca de recursos para a execução da obra. A intenção é duplicar toda tubulação existente no local. A prefeitura já executou a sua parte quando restaurou a Av. Frei Rafael, na entrada da cidade. O engenheiro confirmou que o projeto pretendido é o mesmo apresentado pelo então deputado federal Aelton Freitas, mas com algumas adequações e melhorias.
Quanto à viabilização de recursos para a execução da obra, Fabiano destacou a importância da participação da bancada federal de deputados. Mesmo que a região tenha ficado pouco representada no atual mandato, os deputados eleitos tem o compromisso e responsabilidade de trabalhar em todo o estado. Assim, acredita que não haverá dificuldade para angariar apoio dos parlamentares, com a participação de Emidinho Madeira que é oriundo da região. A expectativa é conseguir viabilizar a licitação da obra ainda neste ano.
“Com certeza, este ponto crítico o trevo de Muzambinho é prioridade dentro da unidade local do DNIT em Passos”, garantiu.
RECUPERAÇÃO DA BR 491
A obra de recuperação da rodovia entre Muzambinho e Guaxupé também já conta com projeto em fase de conclusão. A ideia é fazer uma ou mais licitação, com expectativa de execução ainda neste ano. Até porque a solução não é tão complexa, apesar das condições precárias do asfalto. Basicamente, seria a retirada do pavimento antigo e recomposição com nova capa asfáltica.
NA REGIÃO
São de responsabilidade do DNIT em Passos, o trecho que começa no Restaurante Muzambão (em Muzambinho), até o trevo de Guaxupé e seguindo pela BR 146 sentido a Passos. O trecho entre o trevo do Muzambão sentido a Poços de Caldas também é do DNIT, mas a cargo do escritório de Pouso Alegre. Já o trecho entre o trevo do Muzambão, seguindo para Alfenas, é de responsabilidade do governo estadual (D.E.R.).