Publicado em 22/11/2017 - coluna-minas-gerais - Da Redação
Aécio, Aelton e Azeredo perdem títulos
A Câmara de Vereadores de Machado revogou nesta semana os títulos de Cidadania Machadense concedidos a Aécio Neves (senador da República; ex-Governador de Minas), Aelton Freitas (ex-senador e atual deputado federal) e Eduardo Azeredo (ex-governador de Minas Gerais). A proposta de revogação da mais alta honraria concedida pelo Município foi do vereador Clayton Nery. Os vereadores foram unânimes em aprovar os argumentos da revogação dos títulos de cidadania machadense. (Folha Machadense)
Programa traz benefícios para a região
Lançado em 20 de Maio de 2009 pelo Sistema Confederação da Agricultura Nacional e Pecuária do Brasil (CNA) e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), o programa de Inclusão Digital Rural tem oferecido conhecimento necessário para que o trabalhador rural, o produtor e suas famílias de Montes Claros possam utilizar o computador, acessar a internet e obter informações que contribuam para a gestão de seus negócios. De acordo com o presidente do Sindicato Rural de Montes, Claros, Ricardo Laughton, centenas de pessoas já foram beneficiadas pelo curso de inclusão digital oferecido pelo Sindicato Rural de Montes Claros. (Rede Sindijori)
Riquezas de Ponte Nova vão para praça
No sábado passado, na praça de Palmeiras/Ponte Nova, aconteceu a 5ª edição do Projeto Empreender, organizado pela Escola Estadual Professor Raymundo Martiniano Ferreira. O evento mostrou, através das pesquisas de seus alunos, com integral apoio do professorado, "as grandes histórias e riquezas de nossa cidade e região". Atuaram estudantes dos Cursos de Administração, Informática, Recursos Humanos e Logística, bem como os que cursam o ensino regular - Fundamental e Médio. Além de valorizar a responsabilidade socioambiental, a escola incentivou os alunos a reciclarem materiais. (Folha de Ponte Nova).
Confirmado Festival Literário de Itapecerica
Utilizando-se da "Lei Robin Hood" (ICMS Cultural), a Prefeitura Municipal de Itapecerica aprovou mediante edital vários projetos culturais que irão acontecer naquela cidade durante o ano de 2018. Um dos projetos culturais, previstos para serem realizados em 2018 em Itapecerica, está Festival Literário que será possível, por meio de numa parceria entre o Grupo de Educação, Ética e Cidadania (Geec) e a livraria Boutique do Livro. O 1º Festival Literário de Itapecerica (Felita) levará para a cidade berço cultural da cultura do Centro - Oeste, a literatura do Brasil. Evento que acontecerá em julho do próximo ano, com data ainda ser oficializada. No próximo dia 12, acontece importante lançamento na Boutique no Livro. (Portal Agora - Divinópolis)
Assembleia homenageia centenário do IF
Para comemorar os 100 anos de tradição e história do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais no município de Inconfidentes a Assembleia Legislativa vai realizar Reunião Especial, no próximo dia 4 de dezembro, às 20 horas. Criado em 28 de fevereiro de 1918, pelo Decreto 12.893, o então "Patronato Agrícola Visconde de Mauá" era vinculado ao Ministério da Agricultura, Indústria e Comércio. Tinha como objetivo oferecer instrução primária e cívica, além de noções práticas de agricultura, zootecnia e veterinária a menores desvalidos. (A Folha Regional - Muzambinho)
Situação financeira do Inpar é discutida
Vereadores, representantes do Instituto de Previdência dos Servidores Públicos Municipais de São Sebastião do Paraíso (Inpar) e do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais se reuniram na manhã de terça-feira, 21, para debater questões envolvendo a situação financeira do Inpar. A discussão central foi o projeto de lei do Executivo sobre a venda de terrenos do patrimônio público com a promessa de repassar montante ao Instituto, o que tem sido questionado pela Câmara. A principal alegação de vereadores é que o projeto não garantiria esse repasse ao Inpar. (Jornal do Sudoeste - São Sebastião do Paraíso)
Prefeitura pinta borboletas em homenagem
Teve início em Uberaba a campanha de conscientização no trânsito "Borboletas no Asfalto". Em alusão ao Dia Mundial em Memória das Vítimas de Trânsito, estão sendo pintadas borboletas, na cor amarela, em locais em que houve acidentes fatais. A primeira borboleta foi pintada ontem na rua Vital de Negreiros, no ponto em que um agente do Centro Socioeducativo de Uberaba morreu em colisão de moto com carro, no mês passado. Conforme dados do Corpo de Bombeiros de Uberaba, em 2016 foram registrados 781 acidentes na cidade, já em 2017, até o mês de agosto, aconteceram 672 acidentes. (Jornal da Manhã - Uberaba)
Fim da safra influencia na geração de empregos
O fim da safra de café ainda está influenciando resultados negativos do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados do Ministério do Trabalho na microrregião de Varginha. Houveram mais demissões do que contrações no mês passado, superando inclusive o resultado negativo do ano passado nesta mesma ocasião. Segundo dados do Caged, o resultado do mês de outubro acabou derrubando os bons índices anteriores. Em outubro Varginha ficou no vermelho em 149 vagas, ou seja, mais demissões que contratações com carteira assinada. Pior inclusive do que no ano passado no mesmo mês quando o índice negativo ficou em 84 vagas. (Gazeta de Varginha)
ASCOM