Publicado em 23/11/2017 - coluna-minas-gerais - Da Redação
Fiscalização fecha 7ª clínica de reabilitação
A força-tarefa liderada pela Secretaria de Saúde de Divinópolis encerrou na quarta, 22, as atividades de mais uma clínica destinada à recuperação de dependentes químicos. Foi a sétima só neste ano, localizada no povoado de Cacoco do Meio. Já foram fiscalizadas nove comunidades terapêuticas e apenas duas estavam regulares. A Secretaria Sobre Drogas, os conselhos Tutelar e Antidrogas e a Polícia Militar fazem parte da força-tarefa. De acordo com os fiscais da Vigilância em Saúde, a clínica estava sem licença sanitária, além de medicação e tratamento de doenças estarem inadequados. (Portal Agora - Divinópolis)
Parlamentar recebe premiação do ranking
O deputado federal Rodrigo Pacheco (PMDB-MG), presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados, recebeu nesta quarta-feira, 22, premiação por ter sido o primeiro colocado de Minas Gerais no "Ranking dos Políticos", entidade civil que monitora o desempenho dos políticos brasileiros. No geral, o mineiro ocupa a 27ª colocação nacional. O mineiro já havia sido escolhido entre os 10 melhores políticos do Brasil no "Prêmio Congresso em Foco", em outubro. (Rede Sindijori)
JF tem concursos públicos paralisados
A Promotoria de Direitos Humanos e Patrimônio Público de Juiz de Fora recebeu denúncia de candidatos do concurso público para fiscal de posturas da Prefeitura (PJF) sobre irregularidades na quarta etapa do processo, constituída pelo exame psicotécnico. Os questionamentos se referem à forma de condução dos testes, divulgação dos resultados e ao índice de reprovação, que seria de 40%, considerado alto. De acordo com a assessoria do Ministério Público (MP), a denúncia foi recebida na terça-feira, 14, e será avaliada pelo promotor Paulo César Ramalho num prazo de até 120 dias. O Legislativo também foi procurado. (Tribuna de Minas - Juiz de Fora)
Hospital é incluído na Novembro Azul
A Secretaria Municipal de Saúde de Uberaba ampliou a campanha Novembro Azul. Devido à demanda, foram abertas mais 400 vagas para exames e consultas que serão realizados no Hospital Regional. Somente durante a campanha de 2017 foram realizados mais de dois mil exames de prevenção ao câncer de próstata. De acordo com dados divulgados pela secretaria, ao todo, na Unidade Regional de Saúde São Cristóvão, são 678 exames, sendo que 250 foram realizados no dia 11 de novembro, 120 estão acontecendo durante esta semana e 308 estão agendados para sábado, 25. Já no Hospital Dr. Hélio Angotti serão realizados hoje 468 exames. (Jornal da Manhã - Uberaba)
Santa Casa de Passos recebe certificação
A Santa Casa de Misericórdia de Passos acaba de conquistar o certificado de Acreditação Internacional Canadense. O título, instituído pelo Programa de Acreditação Internacional do Canadá, por meio da metodologia QMentum, é conferido a instituições de saúde mediante criteriosa avaliação dos processos de gestão e assistência, tendo como parâmetro as melhores práticas mundiais. Com isso, a instituição se torna a primeira Santa Casa de Minas Gerais e a segunda do Brasil a ser certificada com padrões internacionais de qualidade e segurança pela metodologia canadense. (Folha da Manhã - Passos)
Sebrae realiza evento para empreendedores
O Sebrae realiza nos dias 29 e 30 de novembro em Varginha o "Fomenta Minas - Oportunidades de Negócios". O evento acontece na Cidade Universitária com temas como educação, gestão, inovação e políticas públicas. Esta iniciativa da Regional Sul do Sebrae com apoio do Grupo Unis visa aproximar micro e pequenas empresas grandes compradores da administração pública direta e indireta (governo federal, estadual e municipal) e empresas estatais, estimulando o desenvolvimento dos pequenos negócios e das cidades mineiras. (Gazeta de Varginha)
Negros terão reservas de vagas
Um projeto de lei de autoria da Vereadora Kélvia Raquel de Souza Ribeiro Santos foi aprovado em sessão ordinária da Câmara Municipal de Leopoldina realizada no dia 21 de novembro, reservando aos negros 20% das vagas oferecidas nos concursos públicos para provimento de cargos públicos efetivos no âmbito da Administração Municipal Direta e Indireta do Poder Executivo e Legislativo do Município de Leopoldina. O projeto prevê a reserva de vagas somente em concursos públicos que ofereçam três ou mais vagas e não se aplicará a certames cujos editais tenham sido publicados antes da vigência da lei. (Leopoldinense)
Queijo Minas Artesanal é destaque em concurso
O resultado do 3º Prêmio Queijo Brasil, realizado no Memorial da América Latina, em São Paulo, mais uma vez provou a excelência do queijo produzido em Minas Gerais e o quanto estão sendo valorizados também fora do Estado. Dos 317 queijos premiados pelo concurso em todo o país, quase 50%, ou 156 deles, foram fabricados em Minas Gerais. Desses, vale destacar a premiação do típico Queijo Minas Artesanal, produzido com leite cru, em sete regiões caracterizadas no Estado e assim nomeadas: Araxá, Canastra, Campo das Vertentes, Cerrado, Serra do Salitre, Serro e Triângulo Mineiro. (A Folha Regional - Muzambinho)
DO TANGO ARGENTINO RENOVADO
STEFAN SALEJ
Goste ou não, foram os argentinos que criaram empregos na indústria brasileira este ano. E em especial na indústria automobilística. A Argentina está crescendo, comprando mais automóveis, mais máquinas, mais equipamentos do Brasil e criando emprego no Brasil. Sem as compras argentinas, que causaram no país portenho um déficit comercial com o Brasil de 5 bilhões de dólares (aliás o déficit correspondente ao total do déficit da balança comercial argentina neste ano), a indústria brasileira estaria patinando e suas exportações de manufaturados não avançariam muito.
O fato é que enquanto avançamos lentamente, o ex-Presidente do Boca Juniors e prefeito de Buenos Aires, hoje Presidente de la Nacion (como o chamam na república vizinha), está colocando o país em ordem. Ganhou as últimas eleições intermediarias para o Senado e a Câmara dos deputados contra o kirchnerismo que dominou a política argentina últimos 12 anos (o seu símbolo populista é a ex-Presidente Cristina Kirchner) e apresenta dados econômicos que mostram ao mundo que parceiro confiável hoje é a Argentina.
Para começar, resolveu uma briga de dezenas de anos com os fundos de investimentos que, com o default da dívida externa, iam perder o dinheiro investido na Argentina. Deu segurança jurídica aos investimentos estrangeiros e locais (ao contrário do que está acontecendo especificamente em Minas com investidores suíços no caso do aeroporto de Confins). Essa confiança criou não só um fluxo enorme de capitais estrangeiros de várias fontes, mas também trouxe de volta 117 bilhões de dólares dos argentinos (repatriação de capital), correspondentes a 20 % do Produto Interno Bruto.
A confiança nos rumos do governo também é notada pelos novos investidores na área da economia digital e de start up. Apesar do enorme esforço no Brasil, foi Buenos Aires se tornou, segundo a Bloomberg, a capital latino-americana de inovação, com maciços investimentos dos investidores norte-americanos, entre eles a volta do George Soros depois de duas décadas de ausência nos investimentos na Argentina. O país portenho sempre teve educação primorosa e excelentes cientistas. E com a estabilidade política está colhendo os frutos com uma nova onda de empreendedores.
A ligação aérea de Confins para Buenos Aires (enquanto algum interessado em transferir isso para Pampulha não queimar o filme) deve significar uma ponte que vai além de indústria automobilística. Nossos empresários, financiados pelas entidades empresariais, gostam de passear pela Europa, o prefeito de Contagem vai à China, mas estamos desprezando um mercado com facilidades e um crescimento enorme na nossa porta. Aliás, isso vale também par o Uruguai e o Paraguai. Acusamos os argentinos, que por sinal estão mostrando na Usiminas o que entendem da siderurgia, de arrogantes, enquanto nos somos míopes, desprezando o potencial de negócios que temos nesta nova era da Argentina.
STEFAN SALEJ, consultor empresarial, foi presidente do Sistema Fiemg e do Sebrae MG
ASCOM