Coluna Minas Gerais (23 de Janeiro de 2021)

Publicado em 23/01/2021 - coluna-minas-gerais - Da Redação

Coluna Minas Gerais (23 de Janeiro de 2021)

Aulas presenciais retomadas

?A volta às aulas na rede municipal de ensino de Timóteo, de forma presencial, está prevista para o dia 22 de fevereiro e obedecerá a uma série de protocolos sanitários para alunos, educadores e demais profissionais da área administrativa, informou o governo local. No caso das escolas particulares, o ano letivo começa no dia 1º de fevereiro. A decisão sobre o retorno às aulas já contava com o aval do Conselho Municipal de Educação e na noite de quarta-feira, 20, foi endossada pelo Cômite de Enfrentamento à Covid-19. As aulas ocorrerão em sistema semipresencial com rodízio entre os alunos. (Diário do Aço- Ipatinga) 

 

Veículos passam por vistoria

?A Secretaria Municipal de Segurança Pública deu início esta semana na vistoria dos ônibus que fazem o transporte público de Araxá. A inspeção tem o objetivo de garantir a qualidade da frota que atende 28 linhas e cerca de  14 mil usuários por dia. A verificação feita por agentes da Assessoria de Trânsito e Transportes (Asttran), com apoio da Vigilância Patrimonial,  foi realizada na sede da Vera Cruz durante a madrugada, período em que os ônibus não circulam. Os trabalhos também são acompanhados por profissionais da empresa. (Correio de Araxá) 

 

Comarca vai compartilhar veículos

?O presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, desembargador Gilson Soares Lemes, e o corregedor-geral de justiça, desembargador Agostinho Gomes de Azevedo, por meio da Portaria Conjunta determinaram o uso compartilhado de veículos nas varas da infância e da juventude nas comarcas-sede de Governador Valadares, Ipatinga, Montes Claros, Muriaé, Passos, Patos de Minas e Varginha, bem como em outras a elas vinculadas para essa finalidade. O documento regulamenta projeto-piloto que tem como principal objetivo auxiliar no atendimento das demandas relacionadas à infância e juventude no interior. (Gazeta de Varginha) 

 

Arrecadação de IPTU bate recorde

?Em 2021, a Secretaria da Fazenda (SF) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) registrou recorde na arrecadação referente ao pagamento à vista do Imposto Predial e Territorial Urbano de 2021 (IPTU). Conforme divulgado pela administração municipal nesta quinta-feira, 21, o amontoado foi de R$ 92.950.366, o que representa um crescimento de 5,81% em comparação ao ano passado, quando a PJF arrecadou R$ 87.845.123 nas quitações à vista do imposto. Por meio da PJF, a secretária de Fazenda, Fernanda Finotti, fez uma avaliação positiva dos valores recebidos. (Tribuna de Minas- Juiz de Fora) 

 

Levantamento mostra situação alarmante

?Entre os dias 11 e 15 de Janeiro, foi realizado em Pará de Minas mais uma edição do LIRAa – Levantamento Rápido de Infestação do Aedes aegypti. Após a coleta dos dados nas casas dos pará-minenses, foi constatado que a cidade apresentou um índice de infestação de 5.4. O dado alarmante mostra o crescimento dos focos do mosquito transmissor da Dengue. Nesta época do ano, em que há muito calor e presença de chuvas, o mosquito encontra o ambiente perfeito para se proliferar e disseminar não só a Dengue, mas também a Chikungunya, Zika e Febre Amarela. (JC Notícias- Pará de Minas) 

 

Lagoa será Cidade Inteligente

?Na quinta-feira, dia 21 janeiro, o prefeito Ronald, o vice-prefeito Cizinho e os secretários se reuniram com o coordenador do Grupo Geotec, Gerson Rodrigues dos Santos, para discutir sobre a implementação da Cidade Inteligente (Smart City) em Lagoa Dourada. O Grupo faz parte do Instituto de Políticas Públicas da Universidade Federal de Viçosa. Durante a apresentação, Gerson esclareceu que o termo de cidade inteligente pode ser explicado quando se coloca o cidadão como objetivo maior. "Este é um projeto multifinalitário e que faz justiça com o que se sabe de ordenamento territorial", enfatizou. (Correio da Cidade- Conselheiro Lafaiete) 

 

Programa Covid Zero entrega 640 máscaras

?Em continuidade à série de ações da Universidade Federal de Juiz de Fora no combate à pandemia do novo coronavírus (covid-19), o programa Covid Zero, do campus Governador Valadares, entregou, na quarta-feira, 20, mais 640 máscaras faceshield, de proteção individual. As doações da UFJF-GV serão destinadas a 16 instituições de oito municípios da região Leste, como Frei Inocêncio, Galileia, Peçanha e Alpercata. Conforme explica o diretor-geral da UFJF-GV, as máscaras beneficiam instituições que atendem idosos e pessoas com deficiência. (Diário do Rio Doce- Governador Valadares)


ascom