O jornal semanário “A Folha Regional” foi criado em Muzambinho em dezembro de 1990, com sede e CGC neste município. Num trabalho de perseverança, comparado ao das formigas, foi conquistando seu espaço. Primeiramente, Muzambinho, Nova Resende, Monte Belo e Juruaia. E agora em mais de 23 cidades do Sul e Sudoeste de Minas.
Ao longo dos seus anos de existência, a empresa A Folha Regional Ltda. contribuiu para a formação profissional de inúmeras pessoas. Hoje, conta com mais de 12 funcionários diretos e cerca de 20 indiretos. Deste total, 12 profissionais são casados e pais de família. Desta forma, aplicando os vencimentos percebidos da empresa na próxima cidade de Muzambinho e em outras circunvizinhas. É inegável a função social que a empresa exerce na sociedade.
Nesta área de pessoal, vale destacar ainda a formação profissional de toda a equipe. As funções exercidas não são comuns no mercado de trabalho da região. Por isso, diante da crise financeira que se agrava, seria praticamente impossível tais profissionais serem recolocados no mercado de trabalho regional. Assim, seriam obrigados a buscarem espaço em cidades distantes, muitas vezes ficando impedidos da convivência familiar que hoje se verifica. Para se ter uma idéia, A Folha Regional conta com profissionais capacitados e experientes nas áreas de reportagem, redação, diagramação, publicidade e vendas. Para torná-los capacitados, a empresa investiu em cursos da área jornalística, comunicação interpessoal, informática, relações humanas, econômicas e qualidade no atendimento.
É inegável a importância histórica de A Folha Regional para Muzambinho e região, quando ressaltamos que o semanário acompanhou e registrou tantos momentos importantes. Tem em seus arquivos os principais acontecimentos, conquistas e tragédias da região de sua abrangência que servem de manancial de pesquisas para a atual e futuras gerações.
Deste o início, tem sua linha editorial voltada para os reclamos da comunidade. De forma transparente, democrática e imparcial, nunca negou espaço para divulgação dos anseios dos mais variados segmentos da sociedade. De forma democrática, respeita a liberdade de expressão dos partidos políticos, credos religiosos ou qualquer entidade da sociedade organizada. De forma responsável, prima se manter imparcial aos posicionamentos, deixando para o leitor o direito de tomar a decisão que entender a melhor. Porém, este semanário também se preocupa em não se omitir diante dos desmandos ou qualquer outro fato que possa representar prejuízo para o cidadão.
Ao longo de sua história, o jornal se tornou uma verdadeira Tribuna da Democracia, abrindo suas páginas para a manifestação popular de todos os níveis. Desde o mais humilde dos cidadãos, até a mais alta autoridade, tem o mesmo direito de expressão.
Por isso e muito mais, tornou-se o principal meio de comunicação escrita na sua área de atuação, o que pode ser facilmente comprovado através de ampla circulação nos seus municípios de abrangência.
1000 edições, uma marca histórica, que deve ser compartilhada com todos aqueles que acreditam em nosso trabalho. Aos milhares de leitores/assinantes, colaboradores, articulistas e anunciantes, que fazem deste semanário um legítimo e autêntico órgão de comunicação regional. Vale destacar ainda o belíssimo artigo do nosso colunista Prof. Mário Montipó, que no final diz: “Somente os INSENSÍVEIS não valorizam e não entendem o feito de “A FOLHA REGIONAL” tem alcançado a marca histórica de MIL EDIÇÕES. Não possuem a sensibilidade para entender o quanto foi difícil chegar a tal marca. Mas, como em claro e bom tom, Romeu canta: “Mas solte a voz pra despertar quem está dormindo” sabemos que contamos com leitores exigentes, mas sensíveis. Quantos periódicos surgiram e, infelizmente, sucumbiram durante os vinte anos? Quantos se sustentam sob o silêncio da verdade? Quantos são subjugados às forças econômicas para sobreviver? Estar próximo da maioridade com imparcialidade, verdade e liberdade é um privilégio da Folha Regional e dos colaboradores, com reconhecimento e liberdade de expressão”.
DADOS INTERESSANTES: 20 anos podem ser assim traduzidos em números: 20.000 páginas, 10.000 folhas, 240 meses, 1000 semanas, 7000 dias, 168.000 horas, 10.080.000 minutos e 604.800.000 segundos.