Publicado em 05/11/2010 - editorial - Editor
150 mil motivos pra se eleger...
O candidato a deputado estadual nas eleições deste ano, Emídio Madeira, de Nova Resende divulgou mais de 150 mil motivos que poderiam ter-lhe dado a vitória na disputa, 150.728,63 pra ser mais exato. Esse é o número em reais declarado pelo candidato ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em sua prestação de contas final.
Bom senso com as piadinhas...
A divulgação mesmo que preliminar do censo demográfico 2010 no site do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), deverá apimentar ainda mais as piadinhas entre algumas cidades do interior, que de forma saudável disputam entre si qual é a melhor. O censo mostra que a diferença de moradores de Areado para Alterosa é de apenas seis, 13.716 contra 13.710.
209 pode virar mais de 1 milhão...
O censo populacional pode e será muito comemorado em cidades que com o acréscimo no número de habitantes, deverão subir no índice do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), recebendo, consequentemente, mais verba federal. Em Monte Belo, o crescimento foi de 209 pessoas, isso deverá render aos cofres públicos mais de um milhão de reais. A população estimada em 2009 pelo IBGE era de 12.852 e o resultado (preliminar) do recenseamento deste ano é 13.061.
Por outro lado...
Mesmo com o acréscimo de 209 pessoas na cidade de Monte Belo e o total de 13.061 habitantes, a situação deve ser vista com atenção, já que segundo o IBGE, os números deste ano, ainda estão abaixo, quando comparados ao último censo, realizado há dez anos. Em 2000, o total era de 13.142, uma perda de 81 moradores em relação a 2010.
Mais “UM” que seja...
O censo demográfico parece ter sido dominado pela política. A ânsia dos prefeitos em conseguir verbas federais tem causado, cada vez mais, questionamentos em torno dos dados divulgados pelo IBGE. Os políticos procuram a Justiça para tentar derrubar os números fruto das pesquisas do instituto e tentar ganhar “mais UM” habitante que seja
Guaxupé reclama...
A cidade de Guaxupé é uma das tantas no Brasil, que já pretende entrar com uma ação no Judiciário contra o IBGE, pois os líderes do município alegam que a população corresponde a mais de 50 mil, e não a 48.390 como foi indicado pelo instituto. Pode ser que a população fosse mesmo de 50 mil pessoas, mas daí a culpar o IBGE de “homicídio” é demais.
Fez barba, cabelo, bigode e paletó...
Em Muzambinho, as eleições renderam prestígio ao prefeito municipal Sérgio Esquilo (PSDB), que declarou ter feito barba, cabelo, bigode e paletó. As palavras vieram em tom de comemoração, já que seus candidatos nas disputas deste ano se deram bem. Além dos eleitos Aécio Neves (PSDB) e Itamar Franco (PPS) (senadores), Antonio Anastasia (PSDB) (governador) e Carlos Eduardo Mosconi (PSDB) (deputado estadual), agora o presidenciável José Serra venceu em segundo turno na cidade muzambinhense, já que havia perdido no primeiro turno.
Surpresa em Nova Resende
Conhecida por ser dominada por líderes do PT, a cidade de Nova Resende apontou dados alarmantes essa semana... Vitória de José Serra (PSDB), com 4.392 mil votos contra 4.254 da PETISTA Dilma Rousseff, diferença de 138 votos para o tucano.