Publicado em 17/12/2010 - editorial -
A forte chuva, acompanhada de vendaval, que caiu em Muzambinho na tarde de terça-feira (14), apesar de não ter durado muito tempo, deixou algumas marcas. A principal delas foi a queda do presépio montado na Avenida Dr. Américo Luz, no centro da cidade.
A Secretária de Indústria e Comércio, Luzia Poscidônio e as Secretárias da Associação Comercial e Industrial de Muzambinho (ACIM), Rosângela e Patrícia, contando ainda com a ajuda de amigos, trabalharam nesta semana (que antecede o natal) para remontar o presépio e, manter o espírito natalino, que retrata a alegria, a fé e a união de todos.
A polêmica das minas interditadas
No dia 07 de dezembro de 2.010, o departamento de Vigilância em Saúde da Prefeitura Municipal de Muzambinho, interditou por tempo indeterminado 04 das populares “minas” existentes na cidade. A interdição procedeu do resultado das análises realizadas em amostras de água coletadas em 05 “minas”. A análise foi realizada pelo IFET campus Muzambinho, onde se constatou a presença de Coliformes Fecais, um indicador preciso da presença de agentes causadores de doenças. A partir da Constituição Federal de 1988, as águas subterrâneas deixam de ser bens privados.Prefeitura de Muzambinho assinou convênio com a Universidade Federal de Lavras
No dia 07 de dezembro, na cidade de Lavras, a Prefeitura Municipal de Muzambinho através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, assinou o termo de adesão junto a Universidade federal de Lavras. Com este termo assinado, no ano de 2011 o Aterro Controlado de Resíduos Sólidos Domiciliar passa a ser acompanhado por técnicos e alunos de mestrado e doutorado da UFLA. Eles virão a Muzambinho para acompanhar a situação do Aterro e fornecer todas orientações para minimizar os impactos por ele causado.
O convênio celebrado visa não só acompanhar, mas fazer o levantamento e montagem de projeto para o novo aterro .
Participaram desta reunião e assinatura de convênio, o Gerente de Saneamento Ambiental Francisco Pinto Fonseca (FEAM) e Professor Dr. Antonio Marciano da Silva (UFLA).
Toninho Durante, Secretario de Meio Ambiente, se mostrou confiante quanto a assinatura do convênio, pois o custo do município será zero e quanto mais orientação, melhor será o gerenciamento do Aterro Controlado de Muzambinho.