Publicado em 25/05/2010 e atualizado em 25/05/2010 - educacao - Assessoria de Comunicação
Em busca de cooperação tecnológica, IFSULDEMINAS firma convênios com universidades de Portugal e Estados Unidos
Promover o desenvolvimento das regiões em que estão inseridos é um dos objetivos dos Institutos Federais em todo o Brasil. Através da oferta de educação profissional e tecnológica de qualidade os Institutos Federais formam cidadãos críticos e criativos articulando ensino, pesquisa e extensão. Para atingir plenamente estes objetivos, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais – IFSULDEMINAS – investe em sua política internacional. “Pela própria finalidade do Instituto é impossível conceber uma instituição de ensino, pesquisa aplicada e extensão sem o desenvolvimento de sua política internacional”, explica o Pró-Reitor de Administração e Assessor de Assuntos Internacionais, Alexandre D’Andrea. Desde a criação do IFSULDEMINAS em 2008 a Reitoria iniciou o trabalho de contato com instituições de ensino no exterior.
Em um ano, o Instituto Federal conseguiu concluir a assinatura de convênio de cooperação com a Universidade Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), em Portugal e com a Ohio Northern University, nos Estados Unidos. Os convênios firmados com as duas universidades vão garantir aos alunos, professores e servidores a possibilidade de fazer intercâmbio, cursos de capacitação e a transferência tecnológica entre as instituições. “É muito importante essa troca de experiências, mostrar o potencial da região e trabalhar com a inovação tecnológica. A consolidação dessa política internacional promove desenvolvimento. Para promover a inclusão é preciso também que se tenha contato com outras realidades, conhecer os modelos de inovação tecnológica e como as instituições solucionaram seus problemas, nos ajuda a buscar soluções também para nossa região”, afirma Alexandre D’Andrea.
Com a parceria estabelecida entre as instituições, a Assessoria de Assuntos Internacionais e a Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação trabalham na elaboração dos Termos Aditivos aos convênios, o que estabelecerá como serão as ações de cooperação entre as instituições. O convênio beneficia não só o IFSULDEMINAS, mas toda a Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica. Um exemplo são os cursos de capacitação oferecidos pela Universidade Trás-os-Montes e Alto Douro, em Portugal, que estão abertos aos Reitores de todos os Institutos Federais. As universidades que já assinaram convênio com o IFSULDEMINAS são centros de excelência em diversas áreas, como Administração, Direito, Engenharia, Robótica, Enfermagem, Ciências Naturais e Biológicas. Dentro da Política de Cooperação Internacional do IFSULDEMINAS já está previstos os contatos com instituições de ensino do Chile, Costa Rica, Canadá, Espanha e Holanda.