
Teve início, na segunda-feira (7), o
4º Seminário do Programa de Educação Inclusiva: Direito à Diversidade, realizado pela Secretaria Municipal de Educação, no Hotel Fazenda Poços de Caldas, até a sexta-feira, dia 11.
O evento reúne educadores de 52 municípios da região, que fazem parte do pólo de Poços de Caldas. “O objetivo é a formação do professor que atua em sala de aula e nas salas de recursos multifuncionais. Esse seminário é voltado para todos os profissionais que colocam a mão na massa e estão com o aluno deficiente no dia-a-dia. São muitas dúvidas e muita indagações. O medo existe, mas temos que arregaçar as mangas e fazer um bom trabalho”, destacou a coordenadora da Educação Especial da Secretaria de Educação, Etiene Carvalho Guedes.

Durante toda a semana, serão realizadas oficinas, palestras, debates e mesa redonda. A primeira palestra do seminário teve como tema “Inclusão escolar e o papel dos professores na aprendizagem de todos”, com Magela Lindnerg Formiga. A Dra Zenita Cunha Guenther também fará palestra no evento, como o tema “Crianças dotadas e talentosas”.
A secretária de Educação, Maria Helena Braga, resumiu o espírito do seminário. “Toda educação tem que ser inclusiva. Não só para os deficientes, mas para todos que chegam à escola”, afirmou.
Já o prefeito Paulo César Silva avaliou que todos os esforços e investimentos empreendidos para uma educação inclusiva valem a pena. “Mais que obras, quero deixar projetos e ações que valorizem o ser humano. E nossos projetos de inclusão, tanto de alunos deficientes como dos dotados e talentosos, fazem com que o município se torne referência no assunto”, disse.
