Crianças aprendem mais sobre alimentação saudável através de competição
Pelo segundo ano consecutivo o Departamento de Educação da Prefeitura de Nova Resende realizou um concurso de receitas entre os estudantes da rede pública de ensino. Ao todo cinco escolas municipais participaram da competição.
O objetivo é conscientizar os alunos sobre hábitos alimentares saudáveis e, por isso, o tema escolhido para o concurso deste ano foi a fibra alimentar. De acordo com a nutricionista Wanessa Melo, que coordena o concurso, “as crianças primeiro assistiram a palestras sobre o assunto e, a partir daí, é que foi lançada a ideia do concurso de receitas”.
O concurso aconteceu em duas etapas: primeiro as turmas competiram entre si dentro das escolas e, a partir daí, as salas vencedoras desta etapa passaram a representar a escola na etapa municipal do concurso. “A disputa interna aconteceu entre turmas do quarto e do quinto ano do Ensino Fundamental. E cada sala campeã levou sua receita para a competição entre as escolas do município”, explica Melo.
A grande final do concurso foi realizada na Pré-escola Odilon Cecílio Ribeiro e, durante a disputa, os alunos apresentaram suas receitas. “Como os alunos tinham participado das palestras da Semana da Alimentação, ocorrida no mês de março, todos estavam preparados para explicar os ingredientes usados na receita e também falar sobre os benefícios de cada alimento”, diz a nutricionista. Um grupo de jurados fez a avaliação das receitas apresentadas no concurso. Além da nutricionista, o secretário municipal de Educação, Roberto Conde, e a secretária do Departamento de Educação, Ebsamar, foram jurados. Dois membros do Conselho de Alimentação Escolar de Nova Resende também foram convidados para julgar as receitas concorrentes. “Os jurados experimentaram todas as receitas preparadas pelos alunos, mas tiveram de escolher apenas uma receita para ser premiada”, explica Melo.
A receita vencedora foi a de um bolo preparado pelos alunos da Escola Municipal Lolo Madeira. De acordo com a nutricionista, a escolha se deu devido à criatividade das crianças, que “prepararam um bolo para o concurso e nomearam a receita como Bololo Feliz, em homenagem a quem dá nome à escola em que estudam”. Ainda segundo a nutricionista, as crianças usaram na receita do bolo vários alimentos ricos em fibras e que tinham sido citados na palestra, como semente de linhaça, barrinha de cereal, iogurte, maçã e banana. A receita vencedora e outras que ficaram bem classificadas no concurso serão incluídas no cardápio escolar de Nova Resende.