Fazenda centenária é visitada por alunos de Escola Municipal de Alterora

Publicado em 06/06/2011 - educacao - Assessoria de Comunicação

Os alunos do 5º ano da Escola Municipal Secretário Olinda de Andrada, juntamente com suas respectivas professoras: Gláucia, Elisnara e Dirceila, com a Diretora da escola Srtª Kéler, os apoios pedagógicos Grécia e Andréa Cristina, acompanhados da professora de Informática Camila e da secretária da escola Maria Aparecida, realizaram uma visita à fazenda Cobiça de propriedade do Sr. Emídio Madeira, localizada na divisa dos municípios de Alterosa e Nova Resende, com o objetivo de conhecer um pouco da história da construção do prédio centenário e, ao mesmo tempo, aprofundar os conhecimentos em história propostos neste bimestre pela apostila do sistema “Aprende Brasil”, por intermédio da pesquisa de campo. (Aprende Brasil é o método de apostilamento do Grupo Positivo, adotado em toda rede municipal de ensino de Alterosa). “Foi um grande privilégio sermos acompanhados pelo proprietário da fazenda, senhor Emídio Madeira que gentilmente contou toda história, processo de construção, trabalho este realizado pelos escravos há 147 anos; também nos mostrou todas as dependências da casa utilizada pelos barões do café que ainda preserva relíquias, como um lavabo trazido da Espanha até as senzalas onde os escravos dormiam”.
Os alunos “viajaram no tempo e no espaço”, onde puderam vivenciar como era a triste a vida dos escravos. Conheceramum pelourinho que, na época da escravidão, era o local onde os escravos recebiam castigos físicos, também conhecido como “tronco” e ficaram felizes em saber que o dono da fazenda possuía umagrande quantidade de escravos e que nunca utilizara o “tronco” para castigar um escravo sequer, por isso, mesmo com a Lei Áurea assinada , libertando todos da escravidão, os afro-descendentes que ali viviam não deixaram a fazenda, pelo fato de serem bem tratados.
“O Sr. Emídio Madeira, nos recebeu com muita atenção e grande foi seu carinho e atenção para conosco, não ficando apenas na gentileza de abrir as portas de sua propriedade e mostrar tudo que lá havia para contribuir com a educação do Município de Alterosa-MG. Ele também teve a grande delicadeza de oferecer um delicioso lanche, com inúmeras guloseimas a todos nós.
Foi uma oportunidade impar, saber que em nosso município existe uma relíquia fonte viva da história do Brasil e que existem pessoas tão conscientes como o Sr. Emídio Madeira que não mede esforços para manter preservado este espaço rico de conhecimentos.
Nós, da Escola Municipal Secretário Olinda de Andrada, só temos a agradecer o Sr. Emídio Madeira, pela oportunidade que nos deu de conhecer sua fazenda, de nos contar toda a história do lugar e pela calorosa acolhida. Que Deus lhe pague!”, assim disseram.