Fisioterapeuta do Unifeg participa de congresso internacional em Curitiba

Publicado em 06/01/2011 - educacao - Carlos Alberto / Assessor de Imprensa - Unifeg

O professor Samuel Straceri Lodovichi, do curso de Fisioterapia do Centro Universitário da Fundação Educacional Guaxupé, participou do I Congresso Brasileiro de Fisioterapia Manipulativa e Musculoesquelética, no final de 2010. Realizado em Curitiba, no Paraná, o evento contou com participações de profissionais em nível internacional e elevou o nome da instituição guaxupeana por meio do trabalho do docente.
Samuel atuou como tradutor simultâneo de dois minicursos, ministrados pelos doutores em Fisioterapia, David Thompson (bandagens funcionais) e Tony Varela (dores lombares). “Através das traduções, pude perceber que os tratamentos que realizamos no Brasil estão dentro dos parâmetros atuais de reabilitação adotados pelos países mais desenvolvidos. Isto quer dizer que acompanhamos a evolução mundial de nossa profissão”, alegrou-se o professor do Unifeg.
Promovido pela Associação Brasileira de Fisioterapia Manipulativa e Musculoesquelética, o congresso também priorizou a realização de palestras, com destaque para a australiana Gwendolen Jull. Considerada a grande especialista em dores cervicais da atualidade, a profissional transmitiu boa parte de sua experiência aos participantes. “Foi muito bom manter contato com pessoas tão renomadas, como os norte-americanos, colegas de profissão do Brasil e da Austrália. Em minha área, vejo a constante necessidade de buscar parcerias dentro e fora do Brasil. Isto”, opinou Samuel. Membro da equipe responsável pela Clínica de Fisioterapia Maria de Almeida Santos, mantida pelo Unifeg, o professor Samuel destaca-se pela dedicação à área profissional que atua: “O mercado nos obriga a melhorarmos cada vez mais nosso atendimento aos pacientes. No meu caso, principalmente, a atualização do conhecimento é vital ao aprendizado oferecido a alunos do Unifeg e pacientes da Clínica da instituição. Para se ter uma ideia, na semana seguinte ao congresso nós já colocamos em prática as novidades que conheci em Curitiba”, finalizou ele.