Ministro da Educação participa de inauguração do campus da Unifal em Poços

Publicado em 26/10/2010 - educacao - Assessoria de Comunicação

O ministro da Educação, Fernando Haddad, participou, na segunda-feira (25), da inauguração do campus avançado da Universidade Federal de Alfenas, em Poços de Caldas. A solenidade também contou com a presença do prefeito Paulo César Silva.
Construído em parceria entre o município e o Governo Federal, o novo campus tem área total de 500.000 m2 e está localizado no km 533 da BR-267, que liga Poços de Caldas a Águas da Prata. A Prefeitura investiu mais de R$ 4 milhões em todas as etapas da obra, desde a aquisição da área até a construção do prédio A, passando por toda a infraestrutura feita pelas secretarias municipais, Departamento Municipal de gua e Esgoto e DME Distribuição.
“É um grande investimento que, sem dúvida, terá retorno certo, ao oferecer aos jovens do município e também da região, a oportunidade de estudar gratuitamente, com garantia de qualidade de ensino e, sobretudo, sem a necessidade de abandonar suas famílias e cidades”, ressaltou o prefeito Paulo César Silva.
Já o ministro da Educaço, Fernando Haddad, destacou os investimentos que o governo federal tm feito com o intuito de interiorizar o ensino público, gratuito e de qualidade, lembrando que a iniciativa está garantida na Constituição de 1988. “Entendemos que os investimentos em apenas uma etapa da educação básica ou da superior revelaram-se infrutíferos”, disse, citando Poços de Caldas como exemplo da visão sistêmica da educação, com destinação de recursos para todas as etapas do ensino.
Segundo o reitor da universidade, Prof. Paulo Márcio de Faria e Silva, que também participou da solenidade, o campus da Unifal em Poços de Caldas oferece atividades na rea de tecnologia e foi criado com recursos do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni), que liberou aproximadamente R$ 6 milhões para as obras.
As aulas tiveram início em maro de 2009, em espaço provisório, até a conclusão das obras, em agosto de 2010. Hoje, o campus já conta com 487 alunos matriculados, 37 docentes e 17 funcionários técnico-administrativos. São ofertadas 264 vagas por ano.