Rateio do FUNDEB é prêmio pela qualidade na educação de Muzambinho

Publicado em 05/01/2012 - educacao -

A educação municipal de Muzambinho tem uma avaliação positiva. Esta é a conclusão da Secretária Marli Aparecida Dias Salomão, que ainda classificou o prefeito Sérgio “Esquilo” Paoliello como “prefeito educador”. Segundo ela, o objetivo é sempre a qualidade na educação. Neste momento de avaliação, parabenizou e agradeceu todos os profissionais do setor no município.
O grande diferencial neste final de ano na área da educação em Muzambinho é o rateio dos recursos do FUNDEB. Mesmo diante de muita polêmica na Câmara, a conquista foi observada de forma muito positiva pela secretaria e profissionais. Marli destacou o apoio administrativo do prefeito Sérgio “Esquilo” Paoliello na concessão do abono ou “prêmio” aos professores que atuam na educação básica. Até porque em outros governos municipais o dinheiro retornou ou foi aplicado em outros materiais da área. Agora, 121 profissionais/professores (efetivos e contratados) foram beneficiados o abono (rateio), visto que a previsão de pagamento era o dia 28/12, última quarta-feira. O valor pago seria acima de R$ 1.300,00.
Marli também comentou o impasse surgido na Câmara durante a votação do projeto a respeito do rateio. Inicialmente, parabenizou os vereadores pela aprovação. Mas convidou a todos a estarem mais juntos à secretaria observando as ações desenvolvidas e que obedecem a legislação. Esclareceu que o único objetivo foi beneficiar os professores que estiveram presentes a todo tempo e que contribuíram para que o crescimento do IDEB do município (de 3,8 para 6,4). Além disso, em nenhum momento ninguém contestou atestado ou licença médica. Por fim, garantiu que a secretaria acata a decisão do prefeito e dos vereadores. Parabenizou os professores que deram seus 25 anos de contribuição e que estão se afastando de suas funções. “Parabéns a cada um pelo trabalho diário, que tanto fizeram e tem no sangue a profissão de professora”, disse.

EMPENHO - A profissional Ana Mara declarou que a educação é uma luta constante. Ao longo do tempo, é possível descobrir formas para melhorar a qualidade. Hoje, existe uma maior mobilização e a confiança do prefeito Sérgio “Esquilo” Paoliello. Explicou que o FUNDEB é uma lei federal, sendo que o valor é medido através do Educa Censo. Em 2009, a administração abriu uma nova escola no município (Sagrado Coração de Jesus), com muita luta, ousadia e competência. O Educa Censo cadastra num ano e o governo municipal começa a receber recursos no ano posterior. Neste ano, houve previsão de sobra do FUNDEB. Vale destacar que parte do recurso somente pode ser gasto com profissionais do magistério que atuam na educação básica, sob risco de devolução ao governo federal. Houve empenho geral da equipe administrativa da prefeitura para promover o rateio dos recursos. Critérios foram estabelecidos e projeto foi enviado ao Legislativo. Porém, alguns vereadores não entenderam como ideal, apresentando emendas ao projeto. Mesmo assim, Ana Mara garantiu que mantém o respeito pelas decisões tomadas. “Nós estamos felizes. Conseguimos dar mais um passo. Esse prêmio vem para consagrar o 6.4 do IDEB de Muzambinho. Estamos 24 horas buscando qualidade na educação, com o apoio irrestrito da administração”, disse. Acrescentou que existem novidades excelentes para 2012.