Uemg de Poços ganha autonomia administrativa e pedagógica

Publicado em 29/11/2017 - educacao - Da Redação

Uemg de Poços ganha autonomia administrativa e pedagógica

A Uemg de Poços de Caldas, antes curso fora de sede da Faculdade de Educação da Universidade de Minas Gerais, é agora uma unidade acadêmica autonomia com direito a todo tipo de decisão de caráter pedagógico e administrativo. A instituição estadual e a AME – Autarquia Municipal de Ensino, que mantém parceiras desde 2002, também vão mudar para novo espaço. O local será o prédio do Senai, onde funcionou a unidade do Sesi Alimento, próximo ao Colégio Polivalente, na zona oeste do município.

O anúncio quanto a essas e outras mudanças programadas para 2018, em ambas instituições de ensino, foram anunciadas na manhã desta quarta-feira (29) pelo prefeito, Sérgio Azevedo, em encontro no gabinete, que contou com a presença de Carlos Alberto Casalino, diretor da Uemg-Poços; Nanci de Moraes, diretora da AME; e Mauro Giffoni, diretor da Faculdade de Educação da Uemg-BH. O evento acontece dentro das comemorações dos 145 anos do município.

Sérgio considerou de extrema importância a autonomia e disse que já se vão mais de 15 anos e a Uemg continua como mesmo curso (Pedagogia), desde a vinda para Poços. Na avaliação do prefeito, com as mudanças novas áreas virão e, cada vez mais, o município se tornará um polo universitário, com oportunidades para que nossos filhos possam estudar na própria cidade, sem precisar sair para outros locais. “É um grande ganho e, com certeza, é um dia histórico que a gente fica muito orgulhoso de poder participar”, ressaltou.

Casalino informa que em maio deste ano, o Conselho Universitário da Uemg (órgão maior da instituição), aprovou a criação da Unidade Acadêmica de Poços. De acordo com o diretor, desde 2002, como curso fora de sede, todas as decisões eram definidas por Belo Horizonte e, agora, está oficializada a autonomia administrativa e pedagógica que permite, entre outras coisas, realizar vestibular para novos cursos e ampliar o número de alunos.

Giffoni diz que o dia é de celebrar este momento da consolidação da Uemg-Poços como uma unidade própria, agora com novo prédio que terá corpo constituído por professores concursados e nova proposta curricular. Segundo ele, a nova configuração da Uemg vai gerar muitos frutos para população e beneficiar toda a cidade. “Algumas adaptações serão realizadas pela Uemg no novo prédio, que vai funcionar, já no início letivo de 2018, com novos alunos e também os atuais, que vão se transferir para lá”, observou.

Nanci informa que em 2017 foram traçados novos planos para a AME e a mudança de local já foi um trabalho conjunto com a Uemg. A diretora comenta, ainda, que em 2018 o objetivo é construir um espaço próprio para Autarquia, com apoio da Superintendência Regional de Ensino de Poços, e programar novos cursos e, também trazer a Universidade Aberta para o município. “A ideia é fazer com que a AME volte a ser um polo importante de cursos”.

Participaram da cerimônia na prefeitura o vice-prefeito Flavio Faria, representantes da Secretaria de Educação, da Superintendência Regional de Ensino, do conselho curador da Autarquia, além de secretários e vereadores. 

Secretaria Municipal de Comunicação Social - Prefeitura de Poços de Caldas