Unifeg comemora o Mês do Enfermeiro

Publicado em 23/05/2012 - educacao - Assessor de Imprensa Unifeg

Escola oferece ensino de qualidade e pratica, ao mesmo tempo, serviço social a entidades do setor de saúde

Membros do curso de Enfermagem do Unifeg dedicam o mês de maio à referida profissão, que é apontada como uma das mais importantes por lidar com vidas humanas. Iniciada no Centro universitário da Fundação Educacional Guaxupé  no ano de 2004, a área em questão é um dos pontos fortes do Centro Universitário. Isto, por conta da qualidade dos profissionais formados na escola e enviados todos os anos ao mercado de trabalho. Nesta semana, a Assessoria de Imprensa do Unifeg visitou a Santa Casa de Guaxupé, uma das entidades que o curso de Enfermagem atende. Na ocasião, foram constatadas as atividades científico-assistenciais desenvolvidas pelos estagiários.
Oficialmente comemorada em 12 de maio, a data especial reflete uma das mais importantes profissões: “É um momento de mobilização da categoria de Enfermagem, que de forma articulada, busca a atenção da sociedade sobre a importância desse profissional para os sistemas público e privado de saúde do Brasil”, diz a coordenadora do curso, Maria Regina Guimarães Silva. Para a estagiária Daiane Nascimento Vilela, o difícil da profissão é lidar com equilíbrio frente à morte, pois a perda de um paciente provoca uma sensação de impotência: “Somos preparados para lidar com a vida e o grande prazer do curso é ver a gratidão, o reconhecimento do paciente pelos cuidados prestados a eles”, disse a estudante.
Em geral, o serviço de Enfermagem subdivide-se em várias etapas. Desde a internação do paciente, em um ato  de  recepção acolhedora,  até a prescrição dos medicamentos e a avaliação dos resultados quanto ao tratamento. “A presença dos estagiários é muito importante à entidade, pois eles contribuem para a melhoria da assistência e estimulam os próprios funcionários, na busca de aprimorar as práticas diárias”, ressaltou Maria Helena Macedo, funcionária da Santa Casa de Guaxupé e docente do curso de Enfermagem do Unifeg. Crianças que frequentam creches, usuários das unidades básicas de saúde, pacientes internados em hospitais e lares para idosos também são atendidos por esses estagiários, o que fortalec e não somente a prática de cuidados, mas a ética profissional e responsabilidade do enfermeiro.

Eliza Assis