Publicado em 26/08/2020 - empresas-negcios - Da Redação
Os jovens com formação técnica são absorvidos mais rapidamente pelo mercado de trabalho em comparação aos que possuem apenas ensino médio. Além disso, passam menos tempo em trabalhos informais. Esses são alguns dados da pesquisa Transição da Escola para o Trabalho, produzida pela consultoria IDados e divulgada no último dia 25 de junho, em webinar que contou com apoio de CNC, Sesc e Senac.
A trajetória de Ludimila Oliveira, de Coronel Fabriciano, confirma a estatística. Quando estava no ensino médio, se inscreveu no curso técnico em Redes de Computadores. Além de novas habilidades na área de TI, ela acabou conhecendo mais de perto outro curso técnico: o de Estética e se apaixonou!
Ainda adolescente, Ludimila já fazia as unhas de suas tias e amigas mas, aos 18, se matriculou no curso que tanto queria. “Junto com o curso técnico fiz também o de Depiladora, todos no Senac. Comecei a atender em um cômodo na casa de minha sogra”, conta, acrescentando que abriu mão do curso superior em Administração para investir na área da beleza. Com a procura aumentando, Ludmila montou uma sala no Centro da cidade, onde está há cinco anos, e atende clientes também de cidades vizinhas.
Crescimento
Os cursos técnicos chegam a ser a opção para 65% dos jovens na Áustria e República Tcheca. No Brasil, as taxas são menores, mas tendem a aumentar.
“A pandemia mostrou a importância dos técnicos em enfermagem na rotina de hospitais e no cuidado com os pacientes”, explicou a gerente educacional do Senac, Maria Isabel Rolla. Outros mercados em ascensão são o de Beleza, que registrou média anual de crescimento de 4,1% nos últimos 10 anos, e TI, que ganha ainda mais projeção com o isolamento social.
No Senac, o portfólio de cursos técnicos inclui as áreas de gestão, beleza, informática, saúde e segurança, totalizando 12 opções.
No momento, as unidades da Grande BH (Centro e Venda Nova, na capital, Betim e Contagem) e mais de 30 do interior estão com inscrições abertas para as aulas que começam em setembro.
Algumas escolas estão ampliando as ofertas, incluindo novos cursos no portfólio. Alfenas, Divinópolis e Itabira abriram turmas para o curso técnico em Enfermagem. Já Lavras e Sete Lagoas apostaram na Estética.
Diferenciais
No Senac, os alunos contam com uma metodologia que alia teoria a práticas direcionadas à realidade do mercado. As aulas são dinâmicas e interativas. Os laboratórios reproduzem ambientes profissionais, como salões de beleza, clínicas hospitalares, entre outros.
Os cursos são desenvolvidos dentro de metodologia própria do Senac, formando profissionais inovadores, empreendedores e alinhados à demanda do mercado.