Publicado em 23/06/2017 - especial - Da Redação
COLUNA MG - Rede de Notícias do Sindijori MG
www.sindijorimg.com.br
Camanducaia faz colposcopia no posto
Os pacientes que utilizam as unidades de saúde de Camanducaia já podem realizar a colposcopia na UBS Prefeito Emydio Moreira Filho. O exame está sendo feito toda quarta-feira pela ginecologista e obstetra Tonia Duarte. "A Prefeitura fez um investimento e adquiriu um aparelho de última geração capaz de realizar a colposcopia, um importante exame para identificar as lesões de colo de útero. Isso tem dado agilidade ao atendimento dos pacientes que precisam do exame, evitando o deslocamento para outra cidade", disse o prefeito Edmar Dias. Até a aquisição do aparelho, os pacientes da rede pública de saúde eram atendidos via Centro de Regulação de Camanducaia, que agendava o exame em Pouso Alegre. (Gazeta do Vale - Cambui)
FEA realiza Workshop sobre música
Neste sábado, 24, o Centro Popular de Cultura Frei Chico, no PTB, será transformado em um grande palco para receber os alunos e professores da Fundação de Educação Artística (FEA), que trarão, pela primeira vez para Betim, o workshop musical "Música Sem Barreiras". O "Música Sem Barreiras", que é realizado pela FEA, tem o patrocínio da Petrobrás, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura do governo de Minas Gerais. Em Betim, a vinda do projeto foi garantida por meio da parceria com a prefeitura, através da Fundação Artístico-Cultural de Betim (Funarbe). (O Tempo - Betim)
Caminhada marca Semana de Prevenção às Drogas
Em comemoração a Semana Nacional e Estadual de Prevenção às Drogas, que é realizada entre 19 e 26 de junho, a Secretaria Adjunta Sobre Drogas e Direitos Humanos (Saddhu), em parceria com o Conselho Municipal Sobre Drogas (Comad), realizou na manhã desta quinta-feira, 22, a "Caminhada pelo Bem" em Divinópolis. O evento teve concentração na praça da Catedral com destino à praça do Santuário e passou pela avenida 1º de Junho e subiu a Rio de Janeiro. De acordo com o secretário adjunto Sobre Drogas e Direitos Humanos, Edmar Rodrigues, o ato é uma forma de dar visibilidade ao problema e destacar a importância da política de prevenção. (Portal Agora - Divinópolis)
19o Encontro de Cavaleiros é realizado
Nova Resende sediou de 14 a 18 de junho o 19o Encontro de Cavaleiros, um dos maiores eventos da cidade. Em sua 19a edição, o Encontro de Cavaleiros de Nova Resende contou com uma super estrutura montada e um show de rodeio organizado pela equipe do Circuito Velho Rancho. Foram cinco dias de festa que contou com os shows de Antony e Gabriel, Otávio Augusto e Gabriel, Bruna Viola, Fiduma e Jeca, Salim e Zé Vitor e Mário Sérgio e Neyr. No domingo, último dia da festa, aconteceu o tradicional desfile de Cavaleiros e Amazonas e a grande final do rodeio. O Encontro de Cavaleiros realizado pela Associação Comunitária dos Cavaleiros de Nova Resende. (Folha Regional - Muzambinho)
Procon pesquisa preço para tirar CNH
O Procon/Poços realizou na quarta-feira, 21, pesquisa informativa de preços praticados na cidade por Centros de Formação de Condutores, comumente conhecidos como autoescolas. Foram verificados os preços de oito estabelecimentos para habilitações em categorias A e B, adição de categoria, mudança de categoria, curso de reciclagem, renovação de CNH e outros. A pesquisa informativa inédita levou em consideração somente o preço ofertado para pagamento à vista, em dinheiro, para os serviços discriminados, incluindo-se taxas estaduais. Não há regulamentação específica para os preços de serviços cobrados pelos Centros de Formação de Condutores (CFC), sendo de livre escolha do candidato dirigir-se àquele de sua preferência. (Jornal da Cidade - Poços de Caldas)
Violência contra idoso tem debate na Câmara
Foi bastante concorrida a Audiência Pública que debateu, na Câmara, o dia mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa celebrado em 15 de junho. O dia foi instituído em 2006, pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa. A sessão foi presidida e requerida pelo vereador Fabrício Nascimento (PRB) e reuniu várias lideranças políticas e especialistas no assunto na última segunda-feira, 19. Umas das presenças de destaque foi a do representante do conselho estadual do idoso, Felipe Araújo, que apresentou dados que reforçam a importância sobre a conscientização e discussão do tema. (Boca do Povo - Sete Lagoas)
Escola faz vaquinha para manter ensino
Com 600 alunos e infraestrutura comprometida, a Escola Municipal Professora Neide Melo Franco em Montes Claros, sofre com o abandono por parte do poder público. A escola oferece o ensino fundamental, manhã e tarde. No entanto, com a demissão de dezenas de profissionais da educação, o corpo docente da instituição está desfalcado, prejudicando o aprendizado dos alunos. A professora Idenilda Rosa de Almeida contou que para arcar com alguns custos da escola funcionários e alunos estão promovendo uma festa junina. Segundo o secretário de Educação do município, Benedito Said, a pasta fez o levantamento das instituições que necessitam de reparo e a Professora Neide Melo Franco está incluída na lista. Porém, ele não informou a data para o início das obras. (O Norte de Minas - Montes Claros)
De Macri, Macron, Putin, Trump e empresários na política
Stefan Salej
A vitória estrondosa de um partido político recém formado, Em marcha, tanto nas eleições presidenciais como parlamentares, numa das democracias mais solidamente organizadas do ponto de vista de partidos políticos, como da sociedade civil, ou seja na França, nos leva à pergunta: os partidos políticos como os entendíamos até agora, acabaram? A vitória do mais jovem presidente francês, Emannuel Macron, em todos os campos políticos, inclusive nomeando ministros não pelos partidos mas pela representatividade que têm na sociedade civil e pela competência, significa o quê?
Primeiro, esse movimento de gente nova, não compromissada com esquemas políticos arcaicos, antigos, cheios de vícios, nada tem de novo nas recentes mudanças em vários países. O eleitorado esta procurando alternativas, que garantam melhor qualidade de vida, maior transparência, que em resumo ofereçam um futuro mais sólido para os cidadãos. Assim, em suma já foi a eleição de Obama nos Estados Unidos. E a ela se seguiu a eleição de um empresário imobiliário nova-iorquino, com um discurso absolutamente radical em relação ao governo anterior, para a presidência dos Estados Unidos. Trump.
Na vizinha Argentina, a mudança também foi radical. Depois de 12 anos de kircherismo, de marido para viúva, ganhou as eleições um empresário, que tinha sim experiência como prefeito da capital Buenos Aires, mas nas eleições foi "vendido" como gestor e empresário. Aliás, os recém-eleitos no palco mundial, Macri, Trump, Macron, todos vêm da área empresarial (Macron foi bem sucedido diretor do Banco Rotschild), mas o Tzar da Rússia, Putin, que reorganizou o país, esse não veio, para confirmar a regra, mas surgiu dos serviços secretos.
Essa onda de quebrar os esquemas tradicionais da política, de procura do novo, mais eficiente na gestão pública, está permeando as democracias ocidentais. Mas, também na China, onde a estrutura do Partido Comunista é rígida no comando do país, os que sobem são os eficientes gestores regionais. Mostra a eficácia na gestão de suas província que tem lugar na Praça Celestial.
E como isso fica no Brasil? A aliança espúria entre grupos empresariais brasileiros e política, espera-se, está morrendo. Mas, não morreu. O enfrentamento que estamos vendo entre um empresário da indústria de carnes e o presidente da república, mostra claramente em quanto essa espúria aliança entre política e empresariado prejudicou pais. O Brasil vai seguir os caminhos que por exemplo estão renovando a França? Tem líderes que podem, mesmo com criticas ao seu passado, e na área empresarial, em vista da complexidade das relações fiscais e dependência do estado, sempre se acha algo, apresentar ao eleitorado um futuro melhor? Estamos numa encruzilhada onde, se correr o bicho pega, se ficar o bicho come. Um nó górdio, que, se não for desatado de forma que garanta estabilidade no futuro, será cortado, como na história grega.
STEFAN SALEJ, consultor empresarial, foi presidente do Sebrae MG e Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais.
ESTAMOS NUMA ENCRUZILHADA ONDE, SE CORRER O BICHO PEGA, SE FICAR O BICHO COME