Publicado em 09/08/2010 - especial -
A Assembléia Legislativa do Estado de Minas Gerais prestou a homenagem no dia 02/08, no plenário Juscelino kubitschek, atendendo indicação feita pelo deputado estadual Sávio Souza Cruz (PMDB), com assinatura de 47 deputados. A sessão solene foi presidida pelo 3º vice-presidente da ALMG, deputado Weliton Prado (PT), com transmissão ao vivo pela TV Assembléia.
SESSÃO PRESTIGIADA - Espaço de destaque no plenário foi reservado e ocupado por familiares do diretor Vagner Alves, além de toda equipe de colaboradores deste semanário. Além disso, foi registrada a presença de diversas autoridades e lideranças regionais, como os deputados Antônio Carlos Arantes, Carlos Mosconi e Célio Moreira; prefeitos Ronei Vitor de Brito (Nova Resende) e Álvaro Mariano Júnior (Juruaia); Jaqueline Mioto (Secretária de Governo de Botelhos); Rodrigo Luis Dias da Silva (presidente da Câmara de Juruaia); vereadores muzambinhenses Gilmar Labanca, Canarinho, Márcio Dias, Marinho Meneses; Nilson Pedro Garcia (Juruaia); Valdinei Marciano (Cabo Verde), Roberto Conde de Jesus, Sebastião Marques dos Santos, Rodevaldo Aparecido Costa, Mirovaldo (secretários do governo de Nova Resende); Dorival Antônio da Silva (Secretário de Saúde de Juruaia), entre outros. Presenças ainda do Padre Ronaldo Aparecido Passos (Muzambinho), membros da família Rocha (Ricardo, Rodrigo e Rocha Jr.), Arnóbio Toledo, Fábio Carnevalli, João Palos, Mário Rogeri Montipó, Hugo Heraldo Magalhães, Luis Ricardo Bonelli, Regis Policarpo Dias, Gerson Dias, Tadeu Varoni, Ivan de Freitas, Tiago Mambrini, José Aleixo da Silva, Ricardo Teodoro de Mello, Paulino Aguiar, Paulo César, (gerente do Bradesco em Belo Horizonte), Gustavo Paoliello, Dra. Adalete Nunes, Cristiano Carvalho Lima, Igor Lima, Paula Borelli, Tales Massa, Marcelo Luis, Denis Weder, Fabiana Tristão, Paulo Dipe, Lagoinha, Caio Borelli, Antônio Donizete Casagrande (Cesários), Margot (ex-prefeita de Andradas), Marco Antônio (assessor do deputado Mosconi), Ricardo Gandra (assessor do deputado Arantes), entre outros.
O cantor e regente Acácio Donizete Silva Vieira abrilhantou a sessão solene com a interpretação do Hino Nacional, além das canções Sol de Primavera (Beto Guedes), Canção da América (Milton Nascimento) e Emoções (Roberto Carlos).
PLACA - O diretor Vagner Alves recebeu placa das mãos do deputado Sávio Souza Cruz, juntamente com Weliton Prado, com os seguintes dizeres: “Desde sua criação, em 1990, A Folha Regional cumpre com brilhantismo sua missão de levar informação de qualidade ao povo. Transparência e imparcialidade são as bases desse jornal, que, semana a semana, leva notícias a Muzambinho e a mais de 20 cidades do Sul e do Sudoeste do Estado.
A Assembléia Legislativa do Estado de Minas Gerais presta homenagem ao periódico A Folha Regional, que completa duas décadas de uma existência marcada pelo constante empenho em atender aos anseios de seus leitores e em contribuir para o desenvolvimento de toda a sociedade.
Belo Horizonte, 2 de agosto de 2010.
Deputado Alberto Pinto Coelho
Presidente”
INDEPENDÊNCIA DESTACADA - A qualidade e a independência jornalística do semanário foram evidenciadas durante a homenagem. Criado em 1990, o jornal chega aos 20 anos cobrindo os principais fatos de 23 municípios do Sul e Sudoeste do Estado.
O deputado Weliton Prado (PT), 3º vice-presidente da ALMG, classificou o semanário como indispensável à integração e ao desenvolvimento cultural da região onde circula. “Num mundo globalizado, é essencial um veículo que aponte os problemas locais e regionais”, afirmou.
O deputado Sávio Souza Cruz (PMDB), autor do requerimento para a homenagem, lembrou que Muzambinho sempre exerceu uma função aglutinadora e convergente no Sul e Sudoeste de Minas, sobretudo após se tornar um município, em 1880. “Mais de um século depois, a posição aglutinadora de Muzambinho volta a evidenciar-se, desta vez não na esfera geopolítica, mas na da comunicação, com a trajetória paulatinamente crescente do semanário A Folha Regional”, comparou. Segundo o deputado, o jornal, desde sua fundação, já pretendia retratar a realidade de toda a região. E assim, contribui para a formação de uma identidade regional.
O parlamentar salientou também a credibilidade do semanário e seu compromisso com a imparcialidade e objetividade, além de sua isenção e equilíbrio na cobertura política. “É indiscutível, por esse ângulo, o papel que o semanário exerce como agente favorecedor da democracia. Com essas credenciais, A Folha Regional chega a seus 20 anos como exemplo de bom jornalismo”, afirmou. Para Sávio Souza Cruz, A Folha Regional, possivelmente por entender que é a partir de sua aldeia que um aldeão faz a leitura do mundo, defende que “o melhor jornal do mundo é o jornal de sua cidade”.
Também o deputado Carlos Mosconi (PSDB) lembrou que é difícil um jornal do interior se manter independente e que muitos têm que se atrelar ao poder municipal. Para ele, a Folha caminha no sentido inverso e mantém a independência editorial tão necessária à imprensa nos dias atuais. “Criar e manter um jornal regional é uma ousadia”, afirmou.
Já o deputado Antônio Carlos Arantes (PSC) ponderou que a seriedade d’A Folha Regional fez dela um instrumento de desenvolvimento de toda a região. “O jornal é ainda uma fonte de informações para nosso trabalho como parlamentares”, disse.
DIFICULDADES DA IMPRENSA DO INTERIOR - O diretor do jornal A Folha Regional, Vagner Donizetti Alves, salientou as dificuldades vividas pela imprensa do interior, que permanece relatando as notícias das cidades com persistência e determinação. Ele leu ainda mensagem enviada pelo presidente da Associação Brasileira de Imprensa, Maurício Azêdo. No final, destacou a importância da ação de Deus na criação e crescimento do semanário, quando citou que “toda honra, glória e louvor do momento, fossem dedicados ao Senhor Deus”.
Confira na íntegra o discurso do diretor Vagner Alves:
Senhoras, Senhores, convidados, deputados e amigos aqui presentes, em especial aos milhares que nos assistem pela TV Assembléia! Este é um momento histórico para a imprensa do interior. Esta reunião é um marco pela valorização de todos aqueles que lutam diariamente pela notícia no dia a dia dos seus municípios. Quero compartilhar este momento com todos meus amigos da imprensa interiorana, lembrando do pioneirismo dos saudosos José Inacarato (Muzambinho) e Eloadir Vieira (Guaxupé). Fazer jornalismo no interior não é fácil. Lembro-me bem do meu início com a Folha há exatos 20 anos. Saí com uma idéia e vendendo papel. Mas, com persistência e determinação, acreditando em Deus estamos chegando ao número 1000. São 1000 semanas ininterruptas com notícias somente da região de nossa abrangência (23 cidades do Sul e Sudoeste mineiro) – Obrigado a todos municípios que acreditam em nosso trabalho. Em especial, à Micro Região da Baixa Mogiana (AMOG), através dos municípios de Muzambinho, Juruaia, Jacuí, Monte Belo, Nova Resende, Guaxupé, Guaranésia, São Pedro da União, Arceburgo, Areado, Alterosa, Cabo Verde, Itamogi, Monte Santo de Minas, Botelhos, Bom Jesus da Penha e Conceição da Aparecida.
Alguns agradecimentos se fazem necessários:
1) Obrigado, nobre deputado Sávio Souza Cruz, pela grandeza do seu gesto com a indicação para esta reunião marcante para A Folha Regional. Estendo meus agradecimentos a sua competente assessoria e aos demais deputados desta egrégia Casa de Leis que assinaram o seu requerimento, valorizando a força da imprensa interiorana.
2) Um agradecimento especial aos meus amigos presentes neste plenário, que representam o orgulho da nossa querida cidade de Muzambinho, berço de grandes nomes políticos, de empresários, desembargadores e juristas, além de grandes jornalistas e comunicadores.
3) Este momento deve ser dividido também com todos os meus colaboradores, funcionários e equipe de profissionais responsáveis por estas 1000 edições. Vários deles, se fazem presentes também neste plenário.
4) É claro, não poderia deixar de citar o apoio incondicional de meus familiares. Sem eles, talvez, seria difícil chegar até aqui. Foram importantes em decisivos momentos ao longo destes 20 anos.
Obrigado querida mamãe, irmãos, irmãs, sobrinhos, genros e esposa Vera. Compartilho ainda com minhas filhas Marcela e Giuliana e agora com meu netinho Miguel. Família, base fundamental da sociedade e pilar da transformação humana. Lutemos, incansavelmente, pela preservação da família. Ela nasceu no coração de Deus.
Por último, estendo agradecimento especial ao Senhor Deus, que até aqui nos ajudou. É isto mesmo. Volto ao início e relato a importância da nossa fé e a certeza da ação de Deus em nosso empreendimento.
Em 1991, ao pedir que Deus abrisse as portas para a nova empresa que nascia, um missionário orando profetizou: Deus não está só abrindo portas, esta escancarando portas e janelas para que este Jornal brilhe em toda região e seja uma benção para muitos.
Portanto, amigos e amigas, este momento é mais um exemplo da ação de Deus em nossas vidas. Hoje, abrem-se as portas da maior casa de leis de nosso estado, e através da TV Assembleia, A Folha Regional está sendo homenageada e mostrada para todos os municípios mineiros.
Assim, continuaremos nossa jornada. Acompanhando as mudanças tecnológicas, evoluindo, mas mantendo sempre os nossos olhos voltados para Deus e a mesma humildade do início. A humildade precede a honra. Só assim poderemos chegar aos 30, 40, 50 e muitos outros anos.
“Porque Eu, o Senhor teu Deus, te tomo pela tua mão direita, e te digo: não temas, que eu te ajudo” (Isaías Cap. 41 – Verso 13)
“Não temas, porque Eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou teu Deus; eu te fortaleço e te ajudo, e te sustento com a minha destra fiel” (Isaías Cap. 41 – Verso 10)
Estes versículos bíblicos foram básicos para criar este semanário, hoje exaltado para toda Minas Gerais.
ATÉ AQUI NOS AJUDOU O SENHOR. (A ELE, TODA HONRA, TODA GLÓRIA E TODO NOSSO LOUVOR)
Tenho dito!



