Publicado em 01/09/2019 - especial - Da Redação
Família caboverdense viveu momentos de muita emoção, alegria e gratidão na última semana.
Após 47 anos, o SR. JOÃO JOSÉ DOS SANTOS que tinha perdido o contato com os parentes, reencontrou os irmãos em Osasco (SP).
O encontro foi registrado pela reportagem do programa “Domingo Espetacular”, da Record, que foi ao ar no domingo (25) e também foi destaque pelo portal G1, da Rede Globo.
CONHEÇA A HISTÓRIA
Quem encontrou João foi uma de suas sobrinhas, Diana Meireles. Ela diz que nunca desistiu de procurar pelo tio, mas que era muito difícil, pois eles não sabiam ao certo o sobrenome dele.
“A dificuldade maior era que a gente veio do interior de Minas e eles não tinham certidão de nascimento. Eles tiraram esses documentos após adultos e cada um deles deu o sobrenome diferente para minha avó no registro”, contou ela.
Sem saber o sobrenome exato do tio, a família ainda tentou entrar em contato com programas de televisão, mas não obteve retorno. Até que Diana fez buscas na internet testando várias possibilidades com os sobrenomes de sua avó, uma das combinações deu resultado e ela encontrou um homem que poderia ser seu tio.
Ela descobriu que o último local que ele votou foi em Cabo Verde, no interior de Minas Gerais e entrou em contato com a Zona Eleitoral, mas foi informada que só conseguiria ter acesso ao endereço dele com uma ordem judicial.
Diana resolveu usar novamente as redes sociais para encontrá-lo. Ela adicionou vários moradores de Cabo Verde e entrou em contato com um jornal local para que eles divulgassem a história. A sobrinha de João contou toda busca a um dos repórteres e o enviou a única foto que a família possuía do tio, a do casamento dele.
De Minas para SP
João conta que já tinha perdido as esperanças de reencontrar a família e que quando a filha ligou contando que tinha entrado em contato com seus parentes ele não segurou a emoção.
Familiares de Cabo Verde e aqueles que migraram para São Paulo encontraram a família que seu João construiu em Cabo Verde. A festa foi em Osasco e reuniu 6 irmãos e 30 sobrinhos.
“É como se a gente estivesse dando um presente para minha mãe e para minhas tias que viajaram mais de 1.200 km só para esse reencontro”, disse Val Meireles, uma das sobrinhas de João.
O reencontro aconteceu no dia em que completa 17 anos que a mãe de seu João faleceu, segundo os familiares, o grande sonho dela era reencontrar o filho.
“Hoje eu abracei ele e falei, eu não vou chorar, não vou chorar, mas começa a sair uma água do olho, não tem jeito. É maravilhoso, muito bom”, disse a irmã Lindaura Meireles.