Serviço de inteligência da PM apresenta medidas de segurança durante a Expoagro

Publicado em 08/07/2017 - especial - Da Redação

Serviço de inteligência da PM apresenta medidas de segurança durante a Expoagro

O comandante da 79ª Cia da Polícia Militar, Major Afrânio Garcia, promoveu uma reunião na última quarta-feira, 4, às 8h30, na sede da Cia, para discorrer a respeito das ações que serão desenvolvidas durante a realização da Expoagro, que acontecerá entre os próximos dias 7 e 16.

Estiveram presentes, o presidente do Sindicato Rural de Guaxupé, Mário Guilherme Peroco Ribeiro do Valle; o secretário municipal de Governo e Planejamento, Artur Gonçalves Filho, representando o prefeito Jarbas Corrêa Filho, que encontra-se enfermo; o comandante do Pelotão de Bombeiros Militares, Tenente Josué Pereira, membros do Conselho Tutelar, o representante do Comissariado de Menores, Luiz Antônio Ferreira e membros da imprensa.
Segundo o Major, o serviço de inteligência da Polícia Militar detectou alguns tipos de ações delituosas praticadas por quadrilhas especializadas durante realizações de grandes eventos. Também foram levantados dados dos arquivos da P M que apontam o modus operandi de marginais locais, inclusive as infrações praticadas por menores reincidentes e que insistem nesta conduta “delituosa”.
A partir deste estudo foram montadas as estratégicas que serão adotadas durante a realização da festa.

Desembarque de passageiros
Em anos anteriores verificou-se um grande número de assaltos à passageiros de veículos de transporte coletivo. O embarque e ou desembarque destes passageiros era feito em locais ermos, sem nenhum critério.
O serviço de inteligência apontou que o ideal seria que o embarque e desembarque de passageiros fosse realizado somente na Avenida Tancredo Neves, no quarteirão compreendido entre a confluência com a Rua Nilza Nunes Gonçalves e a Rua de acesso ao Recreio dos Bandeirantes.
Após o desembarque, os veículos deverão ser estacionados em locais que serão identificados pelos policiais militares que estarão patrulhando aquele trecho da Avenida.
Equipes da Polícia Militar Rodoviária também farão a fiscalização dos ônibus, vãs e peruas utilizados no transporte dos visitantes.

Retirada dos ambulantes
Para que possam ser realizadas as paradas de embarque e ou desembarque não mais será possível a instalação de barracas de ambulantes naquele trecho da Avenida. Em comum acordo com os representantes da Prefeitura ficou acertado que os vendedores ambulantes serão direcionados para uma praça que se localiza em frente ao portão de entrada do Parque de Exposições. Uma das laterais da praça será fechada por tapume, fazendo com que a entrada e a saída das pessoas aconteça somente pela Avenida Tancredo Neves. Naquele local serão disponibilizados banheiros químicos, além de policiais militares para patrulhamento.
Conforme explicou o Major, a medida causou insatisfação dos vendedores ambulantes, porém a mesma se faz necessária na tentativa de se reduzir os assaltos durante o desembarque dos turistas provenientes de cidades vizinhas.
Falando em nome do prefeito, Arturzinho Gonçalves mencionou que Prefeitura não tem condições técnicas para estabelecer o melhor local para o posicionamento dos vendedores ambulantes, diante disto acatou a recomendação da Polícia Militar, sempre preservando a segurança pública.

Patrulhamento
Além do patrulhamento normal da cidade, durante os festejos será montado um esquema especial com reforço policial da Cia. Especial de São Sebastião do Paraíso.
Diariamente, a partir das 18 h. será feito um patrulhamento especial nas imediações do Parque de Exposições. Um tenente permanecerá na parte interna e outro na parte externa para o comando das respectivas ações, inclusive dando suporte para órgãos como o Conselho Tutelar e o Comissariado de Menores. Também serão disponibilizados policiais militares junto da portaria.
Viaturas e motocicletas também serão especialmente designadas para o patrulhamento das imediações do Parque.

Posto policial
Será montado um posto policial volante na Praça da Santa Cruz para eventuais registros de ocorrências e ou apoio para as equipes de patrulhamento.

(Colaborou: Wilson Ferraz)