Dunga é oficializado como novo técnico da Seleção Brasileira

Publicado em 22/07/2014 - esportes - Da Redação

Em entrevista coletiva realizada na manhã da terça-feira (22) na sede da Confederação Brasileira de Futebol (CBF),no Rio de Janeiro, Carlos Caetano Bledorn Verri, popularmente conhecido como Dunga, foi oficializado como novo treinador da Seleção Brasileira. Ele retorna após deixar o comando do Brasil em 2010, ano em que foi eliminado da Copa do Mundo nas quartas de final pela Holanda, em derrota por 2 a 1. O anúncio foi feito pelo presidente da CBF, José Maria Marin, pelo novo coordenador Geral de Seleções, Gilmar Rinaldi, apresentado na semana passada e pelo vice e futuro mandatário da entidade, Marco Polo Del Nero.

"Conforme nós dissemos na última coletiva, apresentamos o novo técnico da Seleção Brasileira. Atleta que foi campeão do Mundo, capitão de uma seleção campeã. Tem capacidade para dirigir a seleção, ficou demonstrado através de números que possui todos os requisitos para dirigir a seleção. foi uma escolha feita através da participação de todos que estão aqui nesta mesa, numa demonstração de unidade e integração visando grandes conquistas no futuro. Um homem experimentado no campo e fora dele e todos nós depositamos total confiança na sua competência e capacidade de trabalho", disse o presidente Marin.

"Começamos agora o nosso trabalho e já estamos trabalhando para montar a comissão técnica, que não será divulgada hoje. A ideia évoltar algumas coisas importantes nessa reformulação. Precisamos que o jogador volte a sentir um frio na barriga na época da convocação e nós que fomos atletas sabendo que isso é importante. Estamos com o coração aberto para tentar um grande trabalho buscando um equilíbrio em um momento tão importante como este", completou Gilmar Rinaldi.

Dunga, de 51 anos, esteve à frente da Seleção em 60 jogos (42 vitórias, 12 empates e seis derrotas, 76,6% de aproveitamento), levando a missão de renovar o time depois do fim do Mundial de 2006 (Alemanha) e da geração de Ronaldo, Roberto Carlos e Cafu. Sob seu comando, o time canarinho conquistou os títulos da Copa América de 2007 e da Copa das Confederações de 2009, além da liderança nas Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa da África do Sul. Ele acumula, ainda, uma passagem frustrada pelo Internacional em 53 partidas (26 vitórias, 18 empates e 9 derrotas, aproveitamento de quase 60%) entre janeiro e outubro de 2013.

Em 2014 o Brasil terá pela frente quatro amistosos. Colômbia e Equador em setembro nos EUA; Argentina em outubro na China, pelo Superclássico das Américas, além da Turquia em novembro, fechando a temporada. Em 2015 o Brasil disputa a Copa América, que terá uma edição especial em 2016, ano das Olimpíadas, que serão realizadas no Rio de Janeiro. Caso conquiste o título continental, o time canarinho ainda terá a Copa das Confederações em 2017, fechando as competições oficiais antes do Mundial de 2018, que será realizado na Rússia.

Fonte: Álvaro Castro - Hoje em Dia