Publicado em 15/08/2014 - esportes - Da Redação
São Sebastião do Paraiso - Os Jogos Escolares é a maior competição de esportes para crianças e adolescentes realizado no Brasil, existem duas categorias a sub-17 e a sub-14 e sempre nossa cidade compete em diversas modalidades. Esse ano o futsal feminino sub-14 da E.E. Paraisense conquistou algumas proezas entre elas; serem campeãs regionais pela primeira vez em nossa Secretaria de Ensino, consequentemente ganhando o direito de disputar o Jogos Escolares fase Estadual e mais importante agora serem campeãs Estaduais ganhando o direito de representar nossa Minas Gerais nos Jogos Escolares da Juventude (Campeonato Brasileiro) que será realizado em Londrina-PR entre os dias 04 e 13 de Setembro.
O caminho das nossas atletas Paraisenses nesta fase Estadual foi assim: em seu primeiro jogo enfrentaram o sempre forte Colégio Magnum representante e campeão da região Metropolitana de Minas Gerais, em um jogo até discreto no primeiro tempo e início do segundo tempo as paraisenses venciam pelo placar de 2 a 0 quando um fator extra quadra ocasionou um certo desconforto para nossas meninas o sol do final de tarde refletia direto no rosto de nossa goleira que em dois lances infelizes sofreu os gols que deixaram a partida empatada pelo placar de 2 a 2. Então veio o segundo jogo as representantes e campeãs da região Centro de Minas Gerais a cidade de Papagaios, mas nesse dia algo a favor das paraisenses veio calhar a nosso favor, a vontade de vencer e continuar o sonho de ficar entre os quatro primeiros si transformou em um incontestável placar de 11 a 0 com gols de Janaína(7), Ana Beatriz(2), Milena e Inara. No outro dia elas enfrentariam as campeãs da região do Triangulo Mineiro a cidade anfitriã Uberaba e em mais uma partida sem erros as Paraisenses venceram pelo placar de 5 a 0 com gols de Janaína(2), Brenda, Milena e Ana Beatriz, conseguindo a classificação na segunda colocação do grupo já que o Colégio Magnum ficou em primeiro com um gol a mais no saldo total de gols da primeira fase.
Na semifinal nossas meninas enfrentaram a representante campeã da Região Norte São João das Missões uma equipe determinada e humilde que tinha em seu elenco meninas com descendências indígenas e que nesta fase já havia ganhado os 3 primeiros jogos. No primeiro tempo em jogo muito emocionante as paraisenses iniciaram logo aos 3 minutos marcando com Janaína, o time adversário não si rendeu e logo aos 8 minutos também marcaram terminando o primeiro tempo da partida empatadas em 1 a 1. Veio o segundo período com lances bonitos de ambos os times, ninguém queria que aquela decisão ficasse para as penalidades e aos 11 minutos do segundo período as paraisenses fizeram o segundo gol com Janaína e daí por diante foi só pressão da equipe de São João, mas no final valeu pela retranca o que proporcionou as paraisenses fazer a grande final do Campeonato Estadual contra a cidade de Viçosa campeã da regional da Zona da Mata. Neste jogo as meninas e o técnico vivenciaram momentos de muita angustia, no início do jogo a equipe Paraisense comandava a partida em ações ofensivas abrindo o placar logo aos 7 minutos, mas o time de Viçosa era experiente e aos 12 minutos empataram a partida terminando o primeiro em 1 a 1. Na etapa seguinte logo no inicio Paraíso sofre 2 gols deixando a partida em 3 a 1, mas logo reage e dentro de 4 minutos deixa tudo empatado novamente 3 a 3, e agora vem a emoção, restando 4 minutos pra acabar o jogo a equipe paraisense sofre o quarto gol de Viçosa e então o técnico resolve arriscar com a goleiro linha, durante dois minutos o jogo foi pura pressão até elas conseguirem o empate novamente e então volta o jogo normal sem a goleiro linha e em uma bela jogada ensaiada de lateral restando 23 segundos de jogo, nossas meninas conseguem fazer o gol da virada e consequentemente o gol que levara elas agora pra o campeonato brasileiro os Jogos da Juventude Escolar, que será realizado na cidade de Londrina-Paraná entre os dias 04 a 13 de Setembro.
Para o técnico Betinho “as meninas foram fantásticas, tanto dentro de quadra quanto fora, o respeito com os adversários a humildade, a dedicação e empenho, tudo foi essencial para que fossemos campeões Mineiros e mais... um título inédito pra nossa cidade um orgulho muito grande de vivenciar isso com elas, só tenho a agradecer elas muito mesmo, aos pais que sempre me apoiaram aos amigos que estão perto sempre nos ajudando, não posso deixar de agradecer a Roma Esportes, a E.E.Paraisense em nome de todos professores e ao Adílson diretor, a Prefeitura Municipal e Secretaria de Esportes e também ao SESI/Acissp, obrigado a todos”.
Fonte: ASCOM