Mais uma vez o futebol feminino de Muzambinho é destaque

Publicado em 30/03/2012 - esportes - Diretora de Esportes Competitivos: Marcela Corrêa de Sousa

Muzambinho vem se destacando na região com a grande quantidade de atletas no futebol feminino e pela qualidade do futebol que as atletas vêm apresentando entre jogos amistosos dentro e fora do município. Após o término do Campeonato Municipal, a Secretaria de Esportes Lazer e Cultura e Prefeitura Municipal de Muzambinho realizou um torneio no ultimo sábado dia 24 de Março 2012 no campo da Fazenda São José, onde tivemos a participação de 3 equipes Muzambinhenses, Angolinha União, Cachoeira do Cambuí e Fazenda São José. O torneio foi um grane sucesso com uma grande presença de atletas e público.
O Torneio teve a presença do Prefeito Esquilo que parabenizou o trabalho das atletas, o prefeito ainda ofereceu o apoio necessário, às equipes para incentivo ao futebol feminino.
Em um ato exemplar, A equipe feminina e comunidade Fazenda São José se mobilizaram com um acidente de jogo acontecido onde a atleta Valéria Aparecida Arruda Senna lesionou o joelho e destinaram toda a renda arrecadada no bar para a atleta.

O FUTEBOL FEMININO VENCENDO PRECONCEITOS
A figura feminina sempre encontrou dificuldades para sua participação no futebol, desde o início da prática. Começo que tomou rumo contrário ao dos seus companheiros masculinos. As dificuldades, principalmente com preconceito, forçaram as mulheres a usar de caminhos alternativos para se envolverem com o futebol. A cultura da sociedade também é culpada da questão atual em que nos deparamos hoje, as mulheres tem sua participação notada do ponto de vista estético corporal e não estético do esporte. A constante luta pelo reconhecimento continua, e vai existir até que alguns aspectos mudem, assim a participação feminina terá a verdadeira atenção merecida.
No Brasil, entretanto, a presença feminina dentro das quatro linhas ainda busca a sua afirmação. Segundo dados recentes da Confederação Brasileira de Futebol, o país tem cerca de 400 mil jogadoras, número irrisório se comparado ao de nossos jogadores profissionais, ou então aos 12 milhões de atletas que pisam os gramados. Se pensarmos no papel que a bola desempenha enquanto elemento congregador de nossa identidade nacional, tal contraste coloca uma pergunta crucial: qual o lugar da mulher dentro do país do futebol?
Não só no Brasil, mas em especial em Muzambinho estamos fazendo com que mulheres, donas de casa, estudantes, ou profissionais de qualquer área ocupem um lugar especial dentro de campo e com respeito de torcida e de família, o que não acontecia no inicio da prática do esporte no ano de 2005 em nosso município.
Hoje podemos notar em “beiras de campo” ao redor de alambrados e em nossa arquibancadas a presença importantíssima de pessoas ligadas à nossas jogadoras, como filhos, esposos, mães, pais, avós, amigos e até pessoas de outros municípios às vezes distantes que vêm presenciar e fazer parte da torcida de nossas equipes. Isso significa que nós atletas estamos vencendo os preconceitos e adquirindo o apoio da sociedade.