Publicado em 02/12/2018 - esportes - Da Redação
O professor de Educação Física de Monte Belo e Juruaia, Fagner José Passos foi um dos agraciados na 4ª Edição do Prêmio Sou do Esporte na noite de quarta-feira, 21 de novembro de 2018, na cidade do Rio de Janeiro – RJ.
Homenageado na categoria “Atitude Positiva”, Fagner recebeu o prêmio das mãos do Professor Fernando Mesadri, pró-reitor de planejamento da Universidade Federal do Paraná.
Fagner Passos destacou que o prêmio é uma forma de incentivo a continuidade do trabalho feito dentro da Educação Física, evidenciando a necessidade de criar e aperfeiçoar políticas públicas que garantem os direitos das pessoas com deficiência e que possam participar do momento de inclusão que estamos passando, enquanto sociedade.
“Poder trazer algo que acredito, que defendo como causa em um prêmio desse é algo fantástico, é um incentivo para continuar trabalhando em prol da inclusão, da educação e da educação esportiva, agradeço minha família, minha namorada, meus amigos, as prefeituras de Monte Belo e Juruaia e a Presidente da Sou do Esporte, Fabiana Bentes, pela oportunidade única de estar no meio de importantes ícones do esporte brasileiro e internacional”, destacou.
Fagner Passos foi indicado ao prêmio após conquistar o 1º lugar no 2º Concurso de Artigos Científicos da Comissão do Esporte da Câmara dos Deputados em Brasília - DF na categoria Esporte Educacional e Inclusão Social com o artigo: “Inclusão no contexto escolar: percepção de alunos com deficiência intelectual e professores de educação física”. O estudo está publicado na internet na edição especial da E-Legis - Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação da Câmara dos Deputados.
Em seu discurso, o profissional falou sobre a pesquisa. “O que trago no artigo deve ser levado adiante, ele é um grão de areia do que está sendo a inclusão na Educação Física, mas é preciso continuar verificando esse nível de inclusão. Está na hora da gente não apenas falar e refletir sobre a inclusão, é preciso colocá-la em prática, por isso divido o prêmio com todos os professores de Educação Física, que diariamente trabalham em prol de seus alunos sempre tentando levar o melhor e torná-los, acima de tudo, vencedores”, finalizou.
O prêmio contou com a participação de importantes autoridades políticas e esportivas do Brasil e fez uma emocionante homenagem, in memoriam, a tenista brasileira Maria Esther Bueno.
Na categoria Prêmio Atleta de Valor foram agraciadas: Coragem: Priscila Cachoeira (MMA); Superação: Verônica Hipólito (Atletismo Paralímpico) e Excelência: Yane Marques (Pentatlo Moderno).
Na categoria Prêmio Esporte Solidário, o Projeto Tênis Lagoa e o Fundo de Desenvolvimento de Tênis no Brasil (Fundetennis) foram os contemplados. O Prêmio Gestor do Ano foi para o dirigente Sérgio Barbosa Domenici da Liga Nacional de Basquete (LNB).
No prêmio de governança, a melhor Confederação Brasileira foi a da Vela. Em seguida, a Confederação Brasileira de Tênis de Mesa, Confederação Brasileira de Atletismo, Confederação Brasileira de Voleibol e a Confederação Brasileira de Rugby.
Desde de 2015, a entidade Sou do Esporte concede o único prêmio da América Latina de governança para entidades esportivas e também outros prêmios com homenagens emocionantes e especiais.