Publicado em 14/11/2015 e atualizado em 14/11/2015 - esportes - Da Redação
O projeto de canoagem do IFSULDEMINAS Campus Muzambinho teve início há três anos. Mesmo num curto período, já apresenta grandes resultados, inclusive com atletas convocadas para a Seleção Brasileira de Canoagem. O coordenador e técnico Thales Bianchi revelou detalhes do trabalho que também envolve a comunidade muzambinhense.
INÍCIO COM RESULTADOS - Quando participa de curso em Foz do Iguaçu/PR, Thales Bianchi manteve contato com o Diretor Técnico do Departamento de Ciências de Esportes da Confederação Brasileira de Canoagem. Assim, foram iniciadas algumas ações e cursos, contando com a participação de Thales Bianchi e Pedro Carvalho. Era grande o desafio de implantar a canoagem em Muzambinho. Mesmo assim, um projeto foi apresentado ao diretor do IFSULDEMINAS Campus Muzambinho, Prof. Luiz Carlos Machado Rodrigues. Com isso, foi possível iniciar o trabalho utilizando uma piscina de 25 metros. Foi possível desenvolver uma sequência pedagógica para o aprendizado da canoagem, inclusive apresentando um crescimento bastante significativo. Para se ter uma ideia, os resultados positivos alcançados neste momento, representam uma meta prevista para um prazo de cinco anos.
CRESCIMENTO - O projeto teve início contando com 30 alunos, sendo que o objetivo era atender 60. Hoje, são 80 alunos atendidos em diversos níveis, sendo que 32 fazem parte da equipe de competição e o restante integra a parte inicial. Estes alunos são oriundos das escolas municipais de Muzambinho, não sendo restrito aos alunos do Campus Muzambinho.
O projeto procura integrar crianças, adolescentes e jovens. Não é preciso saber nadar ou ter conhecimento sobre canoagem. O participante deve apenas demonstrar boa vontade e se adequar dentro das regras do projeto. Por fim, o projeto também procura transmitir valores sociais e de cidadania. “Priorizamos a formação do cidadão”, disse Thales. Os treinamentos são abertos ao público na terça e quinta na piscina da Faculdade de Educação e de segunda a sexta-feira no lago do Parque Municipal.
Além da piscina, a maioria dos treinamentos é realizada no lago do Parque Municipal (80 metros). Já no Recanto do Lago e Pousadas das Garças (antiga represa do Bia) são realizados períodos de treinamentos intensificados pré-competição por trinta dias numa representa de 500 metros. Para tanto, houve a autorização sem custos pelos proprietários Alcy Riboli e Lauro Blanco. Por fim, está sendo finalizado o projeto de construção do lago na entrada da cidade (ao lado do trevo).
COMPETIÇÕES - Além dos festivais internos, Thales Bianchi destacou a participação em eventos de referência como o Campeonato Brasileiro de Canoagem e Campeonato Mineiro de Canoagem, sendo que este último será realizado em Muzambinho. A partir de 2016, serão realizados mais eventos voltados para a base.
A equipe do projeto participou do Campeonato Brasileiro de Canoagem pelo terceiro ano consecutivo, desta vez com o objetivo de medalha. Foi conquista uma medalha de bronze na categoria infantil através do atleta Rafael Almeida Bastos (11 anos). Já atleta Maria Eduarda (13 anos) também conquistou uma medalha de bronze, conseguindo o pré-requisito para convocação para a Seleção Brasileira. Davi Oliveira (15 anos) ficou em quarto lugar.
Vale destacar que em 2013, duas atletas de Muzambinho participaram de competição na Austrália. Thales Bianchi e professores do projeto (bolsistas) participaram ainda como auxiliar técnico no Campeonato Sul Americano de Canoagem na Argentina e no Panamericano no Rio de Janeiro. Os alunos também participaram de competições em diversas cidades do Brasil.
CONVOCADOS - A Confederação Brasileira de Canoagem criou o projeto 2024, sendo que 16 atletas de todo o país foram convocados para a realização de períodos de treinamentos dentro da Seleção Brasileira. Nos próximos seis meses, a cada dois meses, dois atletas de Muzambinho estarão participando de treinamentos periódicos de 10 dias dentro da Seleção Brasileira. Com isso, preparando para participação em eventos internacionais.
A atleta Maria Eduarda Batista Barbieri, 13 anos, foi convocada na categoria menor e modalidade canoa. Já o atleta Davi Oliveira Ferraz, 15 anos, foi convocado na categoria cadete e também na modalidade canoa. Os treinamentos acontecem em Curitiba/PR, sendo que a Confederação Brasileira arca com todas as despesas, sendo que o IFSULDEMINAS arca com as despesas estruturais e de logística em campeonato. “Hoje, o Instituto é o clube formador da canoagem em Minas Gerais”, disse Thales Bianchi. Hoje, o Instituto é o atual campeão mineiro na categoria velocidade e também o atual campeão em todas as categorias de base no estado.
MINEIRO EM MUZAMBINHO - A cidade estará sediando o Campeonato Mineiro de Canoagem neste final de semana, 14 e 15 de novembro, na antiga represa do Bia. Vale ressaltar que o município tem a maioria dos atletas cadastrados na Confederação, sendo assim referência em Minas Gerais. Muzambinho deverá receber em torno de 50 atletas. O público pode prestigiar, sendo que a entrada é gratuita a partir das 8 horas.