
Poços de Caldas sedia de sexta a domingo a etapa final do Campeonato Sulmineiro de Parapente, na rampa do Baiano, na Serra de São Domingos. O evento terá vários pilotos de todo o país, incluindo a seleção brasileira de parapente.
Na sexta (12), acontecem os treinos livres. A abertura oficial será no sábado, às 11h, seguida de provas e apuração. Domingo acontece o segundo dia de provas e o encerramento. O Sulmineiro de Parapente tem apoio da Secretaria Municipal de Esportes.
Poços já foi sede de outros eventos da modalidade, incluindo o Brasileiro e o Mundial. “A rampa da Serra de São Domingos é uma referência nacional e mundial. Neste final de semana, as pessoas vão poder ver o céu cheio de parapentes”, diz o secretário de Esportes Carlos Alberto dos Santos.
O parapente, também conhecido como paraglider, é um híbrido de asa delta e paraquedas. Ao contrário do paraquedas, o parapente oferece um voo dinâmico, onde o piloto pode controlar sua ascendência e direção, dependendo das condições meteorológicas como velocidade do vento.
O esporte surgiu na França no final da década de 70, com paraquedistas decolando de encostas de montanhas. Hoje, os parapentes são mais arrojados e podem planar por centenas de quilômetros. O recorde mundial de distância hoje está acima de 500 km.