Publicado em 20/02/2017 - geral - Da Redação
Previdência de Montes Claros em crise
A difícil situação financeira do Instituto de Previdência dos Servidores Públicos de Montes Claros (Prevmoc), que se arrasta ao longo dos anos sem que os gestores adotem medidas para tentar mudar esta realidade, será discutida em audiência pública pela Câmara Municipal. O Instituto não tem como garantir o pagamento de aposentados e pensionistas sem ajuda financeira do governo municipal. Como sua receita não é suficiente, todo mês, o Prevmoc tem que recorrer à Prefeitura para a complementação dos recursos da folha. O aporte do Município tem sido em torno de R$ 1,5 milhão. (Jornal de Notícias)
Guaxupé exige destinação correta do óleo
A Prefeitura de Guaxupé, através da Vigilância Sanitária e Divisão de Meio Ambiente, passou a orientar os proprietários de estabelecimentos comerciais, industriais e de serviços que utilizam óleos e gorduras de origem animal ou vegetal quanto ao descarte adequado do resíduo. Somente aqueles que fizerem o descarte de forma correta, através de Certificado de Coleta, conseguirão renovar o alvará do estabelecimento. A medida tem sido aprovada pela população, uma vez que minimiza consideravelmente os impactos ao meio ambiente. (Correio do Sudoeste)
Professores municipais de JF devem parar dia 9
O Sindicato dos Professores de Juiz de Fora (Sinpro) convocou uma assembleia conjunta para o próximo dia 9. No mesmo dia, deve incidir uma paralisação dos docentes da rede municipal. Na pauta da plenária, além das negociações da campanha salarial do magistério municipal, os professores da rede pública e privada irão debater sobre os efeitos da proposta de reforma previdenciária defendida pelo Governo federal e os possíveis prejuízos para o magistério. (Tribuna de Minas)
Pimentel em Divinópolis na terça-feira
O governador Fernando Pimentel participará de solenidade em Divinópolis na próxima terça-feira, 21. Na ocasião, serão entregues oficialmente viaturas para a Polícia Militar. A solenidade ocorrerá na 7ª Companhia Independente de Policiamento Especializado, no bairro Icaraí, às 15 horas. O governador fará a entrega de 22 Palio Weekend Locker; dez caminhonetes S10; e três viaturas descaracterizadas para o Serviço de Inteligência. (Jornal Agora)
Ampliada gratuidade em ônibus em Valadares
Por maioria, o Órgão Especial do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) negou medida cautelar que pedia a suspensão de lei municipal de Governador Valadares que estende a gratuidade de transporte púbico coletivo para portadores de deficiência mental e pessoas em tratamento do vício em álcool e drogas. O pedido foi feito na ação direta de inconstitucionalidade, de autoria da Federação das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado de Minas Gerais, ao argumento de que teria vício de iniciativa a norma que ampliou o rol de beneficiários, a Lei Municipal 6.722, de 4 de agosto de 2016, do Município de Governador Valadares. (Ascom TJMG)
São Lourenço tem reajuste na conta de água
Os moradores de São Lourenço foram surpreendidos com o reajuste da tarifa de água neste início de ano. Em novembro de 2016, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto foi autorizado a aplicar um aumento de 15% sobre o serviço prestado no município. O reajuste, porém, só entrou em vigor no início de janeiro. No fim do ano passado, o ex-prefeito José Sacido Neto (PSDB) assinou um decreto elevando as tarifas de água, esgoto e outros serviços. (Correio do Papagaio)
Transporte em Ituiutaba terá melhorias
Durante debate sobre o transporte coletivo em Ituiutaba, realizado pela Câmara Municipal e organizado por estudantes da Facip/UFU, o prefeito Fued Dib disse que ele receberá melhorias. Ele revelou que as mudanças virão com o Plano de Mobilidade Urbana, trabalho que vem sendo realizado por uma Universidade de Uberaba, e deve ficar pronto até junho próximo. Será a partir dos estudos levantados no plano, que a Prefeitura de Ituiutaba definirá as exigências no edital a ser explorado no sistema de transporte público. (Jornal do Pontal)
Justiça cancela licitações para carnaval
A pedido do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Justiça determinou, liminarmente, a anulação, por irregularidades, de dois procedimentos licitatórios. Um deles promovido pela prefeitura de Paraguaçu, e outro, pela prefeitura de São Tomé das Letras, para a realização de eventos nos dois municípios do Sul de Minas. (Ascom MPMG)
Projeto de alunos do Cefet-Varginha na Feira
Projeto "Brinquedos matemáticos: uma investigação para o desenvolvimento de projetos técnicos e físicos para a estimulação do raciocínio lógico-matemático em crianças", de Varginha, está entre os aprovados na 15ª edição da mostra de projetos finalistas da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace 2017), maior evento do país de estímulo ao jovem cientista. Dos 28 trabalhos selecionados como finalistas no Estado, dez são de autoria de professores e alunos do Cefet-MG. A Mostra será realizada nos dias 21, 22 e 23 de março, na Universidade de São Paulo (USP). (Gazeta de Varginha)
ascom