Indústria mineira busca regularização ambiental

Publicado em 17/03/2017 - geral - Da Redação

Indústria mineira busca regularização ambiental

Iniciativa da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável do Estado em parceria com a FIEMG percorre todas as regiões de Minas Gerais. Foco é a regularização ambiental 

O Sistema FIEMG trabalha em prol do desenvolvimento sustentável de Minas Gerais. Em parceria com o Governo do Estado, de 7 de março a 4 de maio, empresários de todas as regiões mineiras terão acesso a informações sobre a importância da regularização ambiental de seus empreendimentos, por meio do programa de Fiscalização Ambiental Preventiva na Indústria (FAPI). A ação, fruto da junção de forças entre a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) e a Federação, tem como foco reduzir os riscos ambientais e ampliar a competitividade do setor industrial.           

Lançado durante reunião do Conselho de Representantes da Federação em novembro de 2016, o programa tem como público-alvo empresas que exercem atividades potencialmente poluidoras ou que utilizam recursos naturais do estado de Minas Gerais. O projeto vem sendo realizado em doze regiões organizadas segundo a regionalização do Sistema FIEMG. O trabalho leva em conta a especificidade de cada localidade e dos setores industriais envolvidos. 

O FAPI tem três etapas definidas. A primeira é a orientação às empresas com workshops técnicos e empresariais organizados pela FIEMG, entre março e maio; seguida pela fase de fiscalização executada pela Semad, que ocorre após 90 dias de cada fase de orientação e vai de maio a agosto, encerrando-se com o monitoramento dos resultados anteriores, entre setembro e dezembro de 2017. 

Montes Claros, em 7/03, foi a primeira cidade do estado a receber o workshop do programa. Além dela, Diamantina, Juiz de Fora, Pouso Alegre, Governador Valadares, Ipatinga, Ituiutaba, Uberlândia, Uberaba, Divinópolis, Belo Horizonte, Patos de Minas e Sete Lagoas serão os outros 12 municípios a receber as ações preventivas do Governo do Estado e FIEMG.

Segundo o presidente do Sistema FIEMG, Olavo Machado Junior, a Federação trabalha para estimular o setor empresarial a realizar todos os processos ambientais de forma correta, evitando multas e transtornos futuros. Para ele, o Sistema Estadual de Meio Ambiente (Sisema) não pode ser encarado como um entrave que inviabiliza o desenvolvimento do estado. O presidente considera a fiscalização preventiva como forma de orientar o setor empresarial. “Por isso, a orientação direcionada aos empresários será realizada pelo programa Minas Sustentável,” acrescenta. 

O líder empresarial mineiro reforça a importância do programa Minas Sustentável, que desde 2011, apoia, incentiva e orienta empresários a adotarem processos mais sustentáveis e eficientes. Criado pelo Sistema FIEMG há seis anos, a iniciativa já atendeu mais de 5.600 empresas em 299 municípios do estado. No total, foram concedidas 407 licenças ambientais por meio da parceria com o programa. Além disso, outras 1.281 empresas foram orientadas para a ecoeficiência e quase 3.000 trabalhadores e empresários capacitados. 

“Propostas como a do FAPI e do Minas Sustentável promovem a participação empresarial proativa junto à sociedade e as instituições públicas, aperfeiçoando o sistema de representação empresarial com vistas à participação ativa no desenvolvimento e modernização das normas, regulamentos, padrões ambientais e da gestão socialmente responsável,” pontua Machado Junior.

 Cronograma

 

Regional

Cidade

Data

Norte

Montes Claros

07 de março

Vale do Jequitinhonha

Diamantina

08 de março

Zona da Mata

Juiz de Fora

14 de março

Sul

Pouso Alegre

15 de março

Rio Doce

Gov. Valadares

28 de março

Vale do Aço

Ipatinga

29 de março

Sede

Sete Lagoas

06 de abril

Vale do Paranaíba

Uberlândia

11 de abril

Pontal do Triangulo

Ituiutaba

12 de abril

Centro Oeste

Divinópolis

18 de abril

Sede

Belo Horizonte

20 de abril

Vale do Aço

Itabira

27 de abril

Alto Paranaíba

Patos de Minas

04 de maio

Vale do Rio Grande

Araxá

04 de maio


 

 FONTE: ASCOM