Coluna Minas Gerais - Noticias diárias

Publicado em 11/01/2017 - geral - Da Redação

Coluna Minas Gerais - Noticias diárias

Ouro Preto é destaque nos pequenos negócios

            A cidade histórica de Ouro Preto é o município com a maior taxa de sobrevivência de micro e pequenas empresas do país. De cada 100 empresas da cidade, 86 permaneceram no mercado após os dois primeiros anos de existência. Isso é o que mostra o estudo "Sobrevivência das empresas no Brasil", que foi realizado pelo Sebrae com empresas criadas em 2012 e que se mantiveram no mercado até 2014.

 

Levantamento mostra situação em Minas

            De acordo com o levantamento divulgado pelo Sebrae, Minas Gerais registrou 77,4% de sobrevivência e está entre os estados que apresentaram taxa maiores que a média nacional (76,6%). "A cada 100 empresas mineiras que abriram em 2012, aproximadamente 23 fecharam as portas até o final de 2014", explica a analista da Unidade de Inteligência Empresarial do Sebrae Minas Venússia Santos. A pesquisa mostra ainda que a taxa de sobrevivência dos pequenos negócios mineiros vem crescendo ano a ano.

 

53 cidades mineiras acima da média nacional

            Além de Ouro Preto, que conquistou o primeiro lugar no ranking dos 454 municípios do país que tiveram 500 ou mais empresas constituídas em 2012, outras 35 cidades mineiras ficaram acima da média nacional. São elas: Vespasiano, Santa Luzia, Sete Lagoas, Conselheiro Lafaiete, Betim, Ponte Nova, Divinópolis, Viçosa, Sabará, Ibirité, Contagem, Nova Serrana, Pouso Alegre, Itajubá, Timóteo, Lagoa Santa, Unaí, Barbacena, Araxá, Paracatu, Ipatinga, São João del Rei, Cataguases, Formiga, Juiz de Fora, Governador Valadares, Ubá, João Monlevade, Teófilo Otoni, Coronel Fabriciano, Ituiutaba, Alfenas, Lavras, Varginha e Ribeirão das Neves.

 

Procura por vacina aumenta em Caratinga

            O movimento foi considerado atípico nos postos de saúde de Caratinga nos dois primeiros dias desta semana. Filas enormes e muitas dúvidas sobre a Febre Amarela Silvestre. Logo pela manhã de terça-feira, principalmente, a demanda já era grande nas unidades de saúde. Os caratinguenses foram cedo em busca de vacinação, diante das informações do surto localizado da doença na região e após a notícia de mais um óbito suspeito.

 

Cisamapi mantém a regionalização da UPA

            O presidente do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Vale do Piranga/Cisamapi, Silvério da Luz (PT), prefeito de Rio Doce, declarou que a entidade está pronta para atuar como facilitadora do custeio da Unidade de Pronto Atendimento - UPA 24 Horas, em fase final de obra, no bairro Guarapiranga, em Ponte Nova. "Nós nos colocamos à disposição do Município de Ponte Nova e dos 20 Municípios filiados ao Consórcio para colaborar para uma saída viável para a microrregião", informou Silvério.

 

Amav elege sua nova diretoria 2017/2018

            Em reunião realizada na sede  da Associação dos Municípios do Alto do Rio  das Velhas (Amav), os  prefeitos dos municípios  que estiveram presentes  definiram a chapa para comandar a associação no biênio 2017-2018.  O prefeito de Sete  Lagoas, Leone Maciel,  será o presidente, enquanto o prefeito de Pirapama, Sargento Dalton  Silva, será o 1º vice-presidente e o prefeito de  Papagaios, Mário Reis,  será o 2º vice-presidente  da Amav.  A chapa  foi eleita por  unanimidade de todos os prefeitos que estiveram  presentes na reunião.  Apenas os prefeitos de Araçaí, Caetanópolis e  Paraopeba não participaram do encontro. 

 

Na Ameg, prefeito de Piumhi foi o escolhido

            Já na Associação dos Municípios da Microrregião do Médio Rio Grande - Ameg, com sede em Passos, o prefeito de Piumhi, Adeberto José de Melo, o Deco do Stalo, foi eleito presidente para um mandato de um ano. Como primeiro vice-presidente, foi escolhido o nome de Carlos Renato Lima Reis, o Renatinho Ourives, prefeito de Passos. O 2º vice será Walker Américo Oliveira, Walkinho, prefeito de São Sebastião do Paraíso.

 

Escolas preparadas para o início do ano letivo

            As escolas municipais de Uberaba são preparadas durante o período de férias para receber os alunos em fevereiro. Segundo a secretária municipal de Educação, Silvana Elias, a equipe está se preparando para receber os alunos, no mês que vem, e para isso é preciso pensar em várias questões, como na logística de transporte dos novos loteamentos, os reparos nas unidades, o processo de compra dos uniformes e kits escolares, o setor de Recursos Humanos na contratação dos concursados, reparos nos veículos, entre outras atividades, que, na verdade, estão sendo feitas desde julho de 2016.

 

Empresa baixa multas pagas em Timóteo

            A Prefeitura de Timóteo e a empresa Gerência de Controle de Trânsito (GCT), que administra os equipamentos de fiscalização, instalados nas ruas do município de Timóteo, firmaram um acordo para voltar a dar baixa nas multas de trânsito de proprietários de veículos que já efetuaram o pagamento dos valores. Nos últimos meses, devido à inadimplência do município em relação ao repasse dos valores na administração anterior, a GCT não vinha encaminhando os pedidos de baixas nas multas de trânsito para a Prodemge, prejudicando proprietários de veículos, que reclamaram muito da situação.

ascom