Publicado em 22/10/2015 - geral - Da Redação
Na tarde do dia 15 de outubro, vários membros do movimento SOS Rio Muzambo, acompanhados do prefeito de Monte Belo e de simpatizantes da causa, foram recebidos em audiência no gabinete do Diretor Geral do Câmpus Muzambinho do IFSULDEMINAS, Prof. Luiz Carlos Machado Rodrigues.
O principal assunto tratado na reunião foi a futura parceria entre o Câmpus Muzambinho e o grupo, visando a união de esforços para salvar o Rio Muzambo, que sofre grandemente com o processo de degradação pelo qual passam todos os cursos de água da região. Degradação que ataca especialmente este rio de importância estratégica, sendo um dos principais tributários da Bacia de Furnas.
O porta voz e líder do grupo, Dr. Reges Cabral, enumerou os principais fatores de degradação presentes na bacia: poluição, assoreamento, devastação das matas ciliares, secagem das nascentes, retirada descontrolada de areia e explicou da necessidade de buscar parcerias para avaliar, com detalhados trabalhos de campo, os problemas citados e buscar soluções.
Após as breves apresentações dos presentes, foi apresentada ao Prof. Luiz Carlos a proposta de parceria com alguns dados explicativos a respeito dos problemas enfrentados pelo Rio Muzambo. O Diretor, depois de rápida análise da proposta, mostrou-se aberto à cooperação, colocando todo o Câmpus – laboratórios, técnicos, corpos docente e discente - à disposição para a discussão dos problemas.
Dentre as sugestões que surgiram durante a profícua conversa, ficou definida a realização de um seminário sobre o Rio Muzambo, no dia 26 de novembro próximo, nas dependências do Câmpus Muzambinho. Este evento, denominado “1º Seminário SOS Rio Muzambo”, pretende reunir estudiosos, professores, autoridades, Organizações Não Governamentais e simpatizantes das causas ambientais para discutir a situação atual do rio e as possíveis soluções para os problemas.
O formato do seminário, a princípio, será o seguinte: apresentações técnicas sobre a bacia hidrográfica em questão, reuniões de grupos de trabalho para discutirem propostas para a proteção do rio e uma plenária final para apresentação das recomendações dos grupos de trabalhos e elaboração da Carta do Rio Muzambo.
Os membros do grupo SOS Rio Muzambo consideram que este fato foi um grande avanço na luta pela preservação do importante curso d’água, que agora passa a contar oficialmente com o aval e a credibilidade da principal entidade educacional da região banhada pelo rio, ou seja, o Câmpus Muzambinho do IFSULDEMINAS.
Acredita-se também que este seja um passo definitivo para a conscientização de toda a população das cidades banhadas pelo rio, principalmente das autoridades dos municípios da bacia, que teimam em ignorar o ataque severo e sistemático à biodiversidade do entorno do Rio Muzambo.
Oportunamente será divulgada toda a programação oficial do seminário, mas desde já fica o convite para todos os interessados nas questões ambientais, particularmente a população dos municípios banhados pelo rio.
Os participantes da reunião com o Diretor do Câmpus Muzambinho foram: Maria Cristina Weyland Vieira, vice-presidente do ISMECN; Orozimbo Leite, secretário do ISMECN; Reges Cabral, fundador do Grupo SOS Rio Muzambo; Humberto Fernandes Maciel, prefeito municipal de Monte Belo; Terezinha Maciel, professora e primeira dama do município de Monte Belo; Isaías Sabino, secretário de obras do município de Monte Belo; Silvana Almeida, colaboradora do ISMECN; Luana e Isabela, membros do Grupo Força Tarefa Ecológica; Guilherme, funcionário e aluno de Agronomia no Câmpus Muzambinho e José Nário, engenheiro florestal e colaborador do Grupo SOS Rio Muzambo.
José Nário F. Silva (Muzambinho/MG)