18ª Região de Polícia Militar divulga o balanço da Operação Sentinela

Publicado em 03/01/2013 - geral - Da Redação

A 18ª RPM divulga na quinta-feira (03) o balanço final das ações realizadas durante a Operação Sentinela, que foi executa entre os dias 30 de novembro a 28 de dezembro de 2012 nos pontos estratégicos localizados na divisa com o Estado de São Paulo, e tinha como objetivo  o combate  sistemático  de infrações  penais, especialmente  aquelas ligadas  ao  crime organizado, evitando que quadrilhas entrassem  e pudessem  atuar no território mineiro.

Ao todo 920 policiais militares participaram das operações, atuando principalmente  nos 15 (quinze) municípios da 18ª RPM que fazem divisa, tendo como principal foco as rodovias e vias secundárias de acesso, além de centros comerciais e pontos de embarque/desembarque de passageiros.

Nestes 29 dias de operações a Polícia Militar fiscalizou 6.165(seis mil, cento e sessenta e cinco) veículos, sendo que destes, 107 (cento e sete) foram apreendidos; 306 (trezentos e seis) foram retidos; com 376 ( trezentos e setenta e seis) motoristas autuados e 440 ( quatrocentos e quarenta) notificados, além de 23 ( vinte e três) motoristas que tiveram a carteira de habilitação recolhida. Ainda no período a Polícia Militar recuperou 01( um) veículo roubado.

Foram apreendidas 10 (dez) armas, sendo 8 (oito) de fogo e 02 (duas) brancas, além de 75 (setenta e cinco) munições de vários calibres.

Das ações desenvolvidas na Operação Sentinela, 29 (vinte e nove) pessoas foram presas.  Ao todo foram registradas 193 (cento e noventa e três) boletins de ocorrência.

O resultado foi bastante positivo, com demonstração de planejamento e presença firme da Polícia Militar para levar segurança e tranqüilidade á população. A PMMG agradece a compreensão e as manifestações de apoio recebidas durante a operação, e relembra que a população pode colaborar com a segurança pública, oferecendo denúncias sobre a ocorrência de crimes, pessoas ou veículos suspeitos,  por meio do Disque Denúncia, telefone 181, sendo que a ligação é gratuita, anônima e garantido o sigilo da informação.

Polícia Militar de Minas Gerais

MISSÃO - Promover segurança pública por intermédio da polícia ostensiva, com respeito aos direitos humanos e participação social em Minas Gerais.

VALORES -  Ética, Lealdade, Respeito, Representatividade, Justiça, Disciplina e Hierarquia.

ACS -18ª RPM