Corte de sinal da TV aberta motiva audiência pública

Publicado em 08/05/2013 - geral - Da Redação

Comissão de Transporte, Comunicação e Obras Públicas quer saber por que TV Alterosa saiu do ar no Sul de Minas.

Os parlamentares da Comissão de Transporte, Comunicação e Obras Públicas da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) querem debater as causas da interrupção da transmissão de sinais de TV aberta em alguns municípios do Sul de Minas, no início deste mês de abril. Para isso, acontece, na quinta-feira (9/5/13), às 10 horas, no Auditório, audiência pública solicitada pelo deputado Dalmo Ribeiro Silva (PSDB).

De acordo com o parlamentar, o sinal foi cortado pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), no início do mês, sob a alegação de irregularidades no licenciamento das emissoras. Por força de liminar da Justiça Federal de Lavras, o sinal está liberado novamente. “A liminar é frágil e pode ser revogada a qualquer momento. Precisamos discutir esse ato unilateral e arbitrário da Anatel para encontrarmos uma solução”, disse.

Ainda segundo Dalmo Ribeiro Silva, o corte de sinal prejudicou o direito de acesso à informação de milhares de telespectadores. A TV Minas Sul, retransmissora da TV Alterosa, e outros canais, foram retirados do ar no período.

Convidados – Para o debate, foram chamados o gerente regional da Agência Nacional de Telecomunicações, Hermann Bergmann Garcia e Silva; o procurador-chefe da Procuradoria da República no Estado de Minas Gerais, Adaílton Ramos do Nascimento; o procurador da República em São João del-Rey, Antônio Arthur Barros Mendes; o prefeito de Lavras, Marcos Cherem; o diretor de Rádio e Televisão da Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais, Rodrigo Barreto de Lucena; o gerente-geral do Procon da Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais, Marcelo Rodrigo Barbosa; o diretor de Jornalismo da EPTV Comunidade - TV Globo – Varginha, Pedro Aurélio Carvalho; o diretor regional da TV Alterosa / SBT – Varginha, Gleizer Correa Naves; e o diretor regional da Record Minas – Varginha, Claudinei Girotti.

Assessoria de Imprensa ALMG