Publicado em 16/05/2013 e atualizado em 16/05/2013 - geral - Da Redação
O médico urologista, Alcides Mosconi Neto, retornou de viagem aos Estados Unidos, onde participou do 108º Congresso Americano de Urologia, promovido pela American Urological Association (AUA). O evento, um dos mais importantes da especialidade, reuniu para a troca de experiências, no período de 4 a 8 de maio em San Diego (Califórnia), mais de doze mil profissionais de saúde de todos os continentes.
O médico poços-caldense, Mosconi Neto, comenta que no encontro ficou evidente que o procedimento a laser ganha cada vez mais espaço e passa a ser o método mais recomendado por especialistas em todo no mundo. Segundo ele, ainda, os profissionais brasileiros estão bem conceituados no exterior, como também as técnicas utilizadas no país.
Mosconi Neto comenta que no congresso foram apresentados trabalhos interessantes sobre tratamento de próstata a laser, em casos benignos, como também novidades na utilização de robôs para outros tipos de diagnósticos. O urologista observa, também, que de acordo com relatos dos profissionais presentes ao congresso, os procedimentos convencionais serão abandonados em breve.
O urologista Mosconi Neto integra o pequeno grupo de especialistas brasileiros, reconhecidos por dominar a técnica cirúrgica Hiperplasia Prostática Benigna (HPB), procedimento indicado para a maioria dos pacientes, que apresentam aumento de tamanho da próstata. Atualmente o médico coordena a Sociedade Brasileira de Urologia no sul de Minas e é membro American Urological Association.
Alcides Neto é doutor em Urologia pela Faculdade de Medicina da Usp e professor da Universidade Federal de Alfenas (Unifenas). O médico atende pacientes em Poços de Caldas, Andradas e pertence à equipe do Centro de Referência em Saúde do Homem, do Hospital Brigadeiro, em São Paulo.
ASCOM