TALENTO DE TUCA OLIVEIRA: Músico de Muzambinho conquista destaque no Rio de Janeiro

Publicado em 13/01/2014 - geral - Da Redação

Ele nasceu Antônio Carlos de Souza Júnior, cresceu “Juninho da Sanfona” e se tornou um grande músico como “Tuca Oliveira”. Conheça um pouco da trajetória familiar e profissional do jovem muzambinhense, hoje aos 22 anos. Garra e alto astral são as marcas de sua personalidade. “A música é a minha grande paixão”, diz com satisfação.

Filho do casal Antônio Carlos de Souza e Terezinha de Oliveira de Souza, Tuca Oliveira tem a formação musical como algo natural em sua vida. A busca por “sons” teve início na mais tenra idade, por volta dos quatro, usando as panelas de sua mãe. Na fanfarra da cidade, seguia os primeiros passos com uma corneta de plástico. O interesse sempre contou com o incentivo dos pais, outros familiares e amigos. Aos seis anos de idade, passou a frequentar aulas de teclado e compor as primeiras músicas. Aos oito anos já tocava “Asa Branca” (Luiz Gonzaga) e ganhou um acordeão comprado pelos pais na cidade de Aparecida/SP. A partir de então, iniciou uma carreira musical que hoje tem um nível cultural elevado e consolidado.

Em 2002, aos 12 anos, o então “Juninho da Sanfona” conheceu a consagrada dupla Zezé Di Camarco & Luciano durante encontro na Expoagro em Guaxupé. Encantados com o jovem talento de Muzambinho, os cantores o levaram até o Programa Domingo Legal, do apresentador Gugu. Na semana seguinte, voltou ao programa e ganhou um violão autografado pela dupla. Depois, novamente voltou ao programa junto com o cantor Leonardo. A repercussão foi bastante positiva e Juninho teve o perfil analisado e pré-selecionado para o filme “Dois filhos de Francisco”, que conta a história de vida da dupla Zezé Di Camargo & Luciano. O projeto não vingou, mas o jovem confessa: “Foi uma experiência muito enriquecedora”.

Mesmo com o início na música sertaneja, o músico conta que passou a conhecer outros segmentos. Além disso, nunca chegou a compor uma música sertaneja. Aos quinze anos de idade, descobriu o Queen e se encantou o talento do vocalista Freddie Mercury. Depois, descobriu a MPB e a sua “praia” musical. De perto, em Muzambinho, conheceu a banda 14 Bis.

Atualmente, reside em Niterói/RJ, onde busca formação no curso de direito. Porém, segue firme na trajetória musical e ganha projeção na carreira. Hoje, Tuca Oliveira integra a Banda Nave de Prata, nome de uma música da 14 Bis, cujos músicos se tornaram amigos e padrinhos. Tuca, inclusive, teve a composição “Em algum lugar” gravada por Cláudio Venturini. A Nave de Prata se apresenta na região do Rio de Janeiro, alcançando grande sucesso. Entre composições de sua autoria, o músico destaca “Zamira” (homenagem à sua avó), “Viajante Solitário”, “No mesmo tom”, “Eu, você e as estrelas” (gravada por Ricky Vallen), “Eu quero apenas te ouvir cantar” (gravada por Andressa Amaral), “Eu sou do interior” e outras.