Publicado em 23/01/2014 - geral - Da Redação
Gerenciar um negócio adequadamente para obter os resultados esperados é um dos principais desafios enfrentados pelas micro e pequenas empresas. A falta de conhecimento de ferramentas gerenciais básicas, como o controle de estoque ou de caixa, tem grande potencial para comprometer a lucratividade dos negócios, a sua expansão e até mesmo conduzi-los a uma produtividade deficitária.
Proprietária de um salão de beleza e uma distribuidora de cosméticos, Vanda Souza sentiu que era preciso tornar os resultados de suas empresas mais eficientes.
Ao perceber e identificar problemas na gestão do Vanda Ateliê de Beleza, ela recorreu ao Sebrae Minas e, por meio do projeto Negócio a Negócio, não só sanou suas dúvidas, como ganhou conhecimento para investir no crescimento e na melhoria dos processos.
No Negócio a Negócio, os empreendedores recebem orientações sobre a administração de seus estabelecimentos em três etapas. No primeiro atendimento é feito o levantamento de dados cadastrais e gerenciais das empresas interessadas. No segundo, com base nos dados levantados, ocorre a devolutiva do diagnóstico. É apresentado o relatório de orientação empresarial no qual o Sebrae Minas identifica o desempenho de cada uma das áreas da empresa atendida e , indica os pontos que precisam ser melhorados e os que são satisfatórios. Junto a esse relatório, o empresário recebe um Caderno de Ferramentas de Gestão para que possa seguir as orientações e implantar as melhorias indicadas. No terceiro e último atendimento, é realizada uma avaliação para aferir os resultados alcançados e as dificuldades encontradas durante as implantações.
No Vanda Ateliê de Beleza e Cia, por exemplo, os principais pontos de atenção indicados diziam respeito ao controle do caixa e do estoque.Depois das recomendações do Negócio a Negócio, ela reduziu os estoques e mudou a forma de distribuição dos produtos. “Hoje, o estoque atende às necessidades dos meus clientes. Grande parte dos produtos armazenados são aqueles com maior demanda de mercado”, explica a empresária. Essa pequena mudança refletiu no faturamento e na lucratividade da empresa, que, segundo Vanda Souza, cresceu cerca de 15%.
Além disso, ela encontrou uma forma de reduzir os custos operacionais. Passou a trabalhar com distribuidoras de menor porte, que realizam o mesmo trabalho dos representantes, mas com uma diferença: eles trabalham por conta própria. Essa medida eliminou um problema recorrente no empreendimento de Vanda Souza, que era a falta de mão de obra qualificada e competente para realizar as vendas.
Resultados eficazes
Vanda está entre os 76.700 participantes do Negócio a Negócio em 2013. Número quase três vezes maior que o do primeiro ano do projeto, em 2010, e 80% maior que na edição de 2012. Até o fim de novembro, quando foi iniciada a terceira etapa desta edição, ocorreram mais de 110 mil atendimentos em Minas Gerais.
Para a analista de Atendimento do Sebrae Minas, Any Myuki, estes números demonstram a abrangência da iniciativa, que, atualmente, é responsável por cerca de 50% de todos os atendimentos realizados pela instituição. “Atribuo aos resultados positivos de 2013 a postura ativa do Negócio a Negócio, que vai até o cliente e não apenas espera por ele. Com essa metodologia, nós chegamos a pequenas cidades e localidades que não têm um Ponto de Atendimento do Sebrae Minas”, afirma. “Outro fator importante é o uso de profissionais próprios do Sebrae Minas nas três etapas do processo, em substituição ao modelo de terceirização da primeira e última fases”, acrescenta.
A analista explica que o funcionário do Sebrae Minas é mais bem-recebido pelos empreendedores para definir o perfil da empresa, realizar a pesquisa de satisfação e aferir os resultados do projeto. Além disso, a entrega presencial do diagnóstico do negócio, que começou também este ano, trouxe mais proximidade e confiança entre os empresários e o Sebrae Minas.
Para 2014, ela revela que o Sebrae Minas pretende atender 55 mil clientes dentro do projeto Negócio a Negócio e informatizar os processos para conferir mais agilidade às consultorias.
Participe da consultoria
O formulário de inscrição no Negócio a Negócio e a lista das cidades atendidas estão disponíveis no site do Sebrae Minas (http://www.sebraemg.com.br). A biblioteca digital também tem em seu acervo material informativo acerca do projeto, com informações sobre algumas ferramentas, como o fluxo de caixa, controle de estoque e cálculo do preço de venda.
Fonte: Assessoria de Imprensa do Sebrae Minas